Com o objetivo de oferecer uma visão ampla sobre como os esportes de natureza podem ser planejados e aplicados de forma educativa, a palestra Trilhas: Planejamento, Acessibilidade e Experiências Educativas será realizada no dia 29 de novembro, no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, na Cidade Universitária, a partir das 8h30. Estudantes e profissionais de Educação Física, além de praticantes de atividades esportivas em ambientes naturais podem se inscrever aqui.
O encontro vai discutir o tema sob uma perspectiva que une planejamento, acessibilidade e sustentabilidade, destacando como essas práticas podem ser desenvolvidas em contextos escolares e não formais. “A palestra integra o conjunto de ações do Laboratório de Gestão do Esporte, que também mantém o Laboratório de Esportes na Natureza, ambos vinculados à UFMS. As iniciativas tem o objetivo de reforçar o compromisso institucional da Universidade com a formação profissional, a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento de práticas esportivas seguras, acessíveis e educativas”, destaca o professor da Faculdade de Educação (Faed) e coordenador do evento, Philipe Camargo.
De acordo com o docente, a articulação dos eixos de planejamento, acessibilidade e educação faz com que o esporte de natureza seja pensado como um instrumento formativo. “O planejamento garante a estrutura e a segurança das práticas; a acessibilidade assegura que todos possam participar; e a educação transforma essas vivências em oportunidades de aprendizagem, responsabilidade ambiental e desenvolvimento humano”, explica.
O encontro contará com a participação dos professores Jonathan Reis dos Santos e Claudio Benites da Silva, além de representantes da Federação de Corrida de Orientação de Mato Grosso do Sul. Os convidados vão abordar diferentes dimensões dos esportes de natureza, tratando desde o planejamento e a execução até as possibilidades pedagógicas e educativas dessas práticas. “A presença da Federação de Corrida de Orientação de Mato Grosso do Sul contribui com esse enfoque, mostrando como o trabalho com trilhas e orientação pode ser conduzido de forma didática, segura e inclusiva”, acrescenta Camargo.
O evento é gratuito e haverá emissão de certificado de participação para os inscritos.
Texto: Lúcia Santos
