Ouvidoria do Humap-UFMS é premiada em Concurso Nacional

A Ouvidoria do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), foi homenageada em cerimônia de premiação das vencedoras do III Concurso de Boas Práticas, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Rede de Ouvidorias.

A homenagem ocorreu em evento online do Fórum: O Controle no Combate à Corrupção 2020, no dia 10 de dezembro.

O objetivo é estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todo o país, de todos os níveis da federação, que promovam o aprimoramento do controle social, a ampliação dos espaços e canais de participação social na gestão e a melhoria na prestação de serviços públicos. O concurso permitiu que ouvidorias compartilhassem com a rede as suas boas práticas.

A Ouvidoria do Humap-UFMS ficou em terceiro lugar na categoria “Fomento à participação e ao controle social”. Em primeiro lugar na categoria ganhou a Ouvidoria da Prefeitura de Santos e, em segundo, a Ouvidoria da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

Ao todo, 69 Ouvidorias de todo o Brasil concorreram em quatro categorias: “Fomento à participação e ao controle social”, “Desenvolvimento de capacidade institucional”, “Promoção da simplificação e desburocratização” e “Tecnologia na Ouvidoria”.

As práticas foram avaliadas e julgadas por comissões formadas por três membros. Os participantes receberam notas de 0 a 10 em cada um dos quatro critérios de avaliação: “Criatividade e inovação”, “Custo-benefício”, “Impactos da iniciativa e contribuição para a efetividade” e “Simplicidade e replicabilidade”.

“O resultado demonstra a relevância do incentivo ao cidadão para que participe na avaliação dos serviços, buscando a excelência na sua prestação, com potencial para agregar valor à missão da organização, garantindo o atingimento de seus objetivos estratégicos. Mas os ganhos também se reverberam internamente, na medida em que os próprios colaboradores se sentem reconhecidos e motivados a continuar executando um trabalho de excelência”, afirma o chefe da Ouvidoria do Humap-UFMS, Diego Rezende.

A Ouvidoria do Humap-UFMS concorreu com a Boa Prática “A importância dos elogios na experiência do Hospital Universitário da UFMS”. O projeto é voltado para o incentivo ao registro de elogios e posterior monitoramento de seus desdobramentos no âmbito de um hospital universitário, contando constantemente com o apoio e suporte da Superintendência do hospital e da Ouvidoria-Geral (instância máxima da ouvidoria no âmbito da Ebserh).

“É com muita satisfação que vemos o hospital colher esse fruto. O papel de protagonismo da Ouvidoria do Humap-UFMS é um impulso importante para que as outras Ouvidorias da Rede possam replicar ações como essas, por meio do compartilhamento das experiências. Ações dessa natureza foram responsáveis por fazer com que a Rede Ebserh, em 2019, tenha recebido mais da metade de todos os elogios registrados no âmbito do Poder Executivo Federal”, ressalta a Ouvidora-Geral da Ebserh, Savana Dantas.

“A vitória do Humap nesse concurso representa o reconhecimento pelo excelente trabalho que nossa equipe realizou nos últimos anos, na busca de melhorias do nosso atendimento por meio da opinião dos nossos usuários e dos nossos colaboradores, alunos e residentes. É muito importante ouvirmos o que as pessoas têm a dizer para que possamos continuar evoluindo”, frisa o superintendente do Humap-UFMS, Cláudio César da Silva.

Confira o resultado final clicando aqui.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.