No mês de abril, a campanha Eu Respeito tem como mote o respeito à Saúde. A primeira ação relativa ao tema é o Corredor da Saúde, que acontece no dia 10, das 8 às 12 horas, no Corredor Central da Cidade Universitária.
Com o objetivo de promover a qualidade de vida no ambiente acadêmico, alunos dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia e as Ligas Acadêmicas da área da Saúde vão realizar orientação de boas práticas da saúde, aferição de pressão arterial, medição de IMC e orientações nutricionais, entre outras.
A Liga Acadêmica do Trauma e Emergência em Enfermagem vai fazer demonstrações dos procedimentos de primeiros socorros; a Liga Acadêmica Materno-Infantil em Enfermagem vai orientar sobre a prevenção do câncer feminino; a Liga Acadêmica Materno-Infantil em Enfermagem fala sobre a prevenção de acidentes na infância.
Também participam a Liga Acadêmica de Saúde Mental em Enfermagem, com o tema: Saúde mental e prevenção do suicídio. A liga também faz o Movimento em Apoio e Conscientização sobre o Autismo, em parceria com o Núcleo de estudo e pesquisa em Psiquiatria e Saúde Mental (NEPPSM), já que o dia 2 abril é o dia mundial da conscientização do Autismo. Serão exibidos vídeos informativos e atividades interativas, como o Guarda chuva com informações e curiosidades, Varal Quiz interativo e um mural interativo, onde as pessoas podem colocar suas experiências e dúvidas sobre o assunto.
A Liga Acadêmica de Oncologia Pediátrica em Enfermagem fala sobre os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil e a Liga Acadêmica de Cardiologia em Enfermagem, que aborda a prevenção de Doenças Cardiorrespiratórias.
“A ideia é promover o cuidado coletivo com a saúde, por meio da adoção de boas práticas e hábitos saudáveis na comunidade acadêmica”, explicou a Pró-reitora de Assuntos estudantis, Ana Rita Barbieri Filgueiras, que salientou a importância da participação dos acadêmicos da área da saúde nas atividades de prevenção e orientação, num esforço de comunicar à comunidade acadêmica sobre a realização de boas práticas para uma vida saudável.
A campanha Eu Respeito vai abordar um tema diferente a cada mês, reunindo várias atividades programadas na Cidade Universitária e em todos os campus.
Eu Respeito!
UFMS, a Nossa Universidade
