Observatório da Cidadania apresenta ações durante Congresso dos Municípios de MS

O Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul (OCMS) participou do 3º Congresso dos Municípios de MS, realizado entre os dias 20 e 22 de outubro, no Bosque Expo, em Campo Grande. O evento teve como tema Eficiência na Gestão Pública: Saúde, Educação e Assistência Social para o Desenvolvimento dos Municípios de MS e reuniu gestores, especialistas e lideranças políticas de todo o estado.

“O Congresso foi uma ótima oportunidade de diálogo com quem vive o dia a dia da gestão pública. O Observatório nasce da cooperação entre a UFMS e a Secretaria de Estado da Cidadania, com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), para ser um ambiente estratégico de produção de conhecimento, discussão e promoção de políticas públicas informadas por evidências. Ouvimos os desafios enfrentados pelos municípios e posicionamos o Observatório como um parceiro no fortalecimento da autonomia local. Também destacaria a participação dos estudantes extensionistas da UFMS, que vivenciaram experiências nas suas áreas de formação, interagindo com representantes políticos e gestores”, ressaltou o coordenador Samuel Leite, professor do Instituto de Física da UFMS.

A equipe do OCMS esteve presente com um estande interativo para apresentar ao público os painéis temáticos já publicados, que reúnem dados e evidências sobre diferentes dimensões da cidadania no estado. No espaço, foi possível conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores na coleta, tratamento e divulgação de dados e indicadores que refletem a realidade dos 79 municípios sul-mato-grossenses. A iniciativa teve como propósito fortalecer a cidadania ativa, aproximando sociedade civil, universidade e poder público, e estimulando o uso de informações qualificadas como ferramentas essenciais para uma gestão pública mais eficiente, transparente e participativa.

“Apresentamos as ações desenvolvidas pelo Observatório, incluindo os painéis temáticos, repositórios e documentos produzidos. A receptividade do público foi muito positiva — muitos participantes demonstraram interesse em conhecer mais de perto as iniciativas”, falou. “As conversas no Congresso resultaram no agendamento de reuniões institucionais com prefeituras e secretarias para conhecerem melhor o trabalho do Observatório. Essas interações reforçam o papel do Observatório como um espaço de construção colaborativa entre a universidade e a gestão pública. Painéis, formações, documentos orientativos e materiais de comunicação com a sociedade continuam sendo produzidos, fortalecendo o nosso compromisso com a promoção da cidadania em nosso estado”, complementou.

O Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul é uma ação da UFMS, em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e com o apoio da Fundect. O congresso foi uma realização da Assomasul, em correalização com o Sebrae/MS e apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

“Conseguimos mostrar que o trabalho realizado pelos pesquisadores da UFMS em parceria com Secretaria de Estado da Cidadania e com o apoio da Fundect, tem proporcionado um ambiente de diálogo, aprendizado e construção coletiva entre governos, universidade e sociedade civil. A participação reforça nosso compromisso em transformar dados em conhecimento e conhecimento em ações que promovam a cidadania plena, ou seja, usando ciência a serviço das pessoas”, finaliza.

 

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Acervo OCMS