Núcleo de Práticas em Engenharia de Software recebe propostas

Está aberto o período para a sugestão de propostas de softwares a serem desenvolvidos no primeiro semestre de 2026 no Núcleo de Práticas em Engenharia de Software (NES) da Faculdade de Computação (Facom). Pessoas físicas das comunidades interna e externa têm até 8 de fevereiro para inscrição nesta página

A diretora da Facom Liana Duenha explica que os estudantes trabalham as sugestões durante o semestre, desde a concepção até a entrega do artefato aos solicitantes, e que a prática é muito importante à formação profissional. “É um momento que faz com que tenham a vivência do desenvolvimento de uma solução real para uma demanda real, com clientes reais. Então se organizam em equipes, sob a orientação de professores, e aprendem a falar com os clientes, a adaptarem os projetos, a estudarem novas tecnologias para isso, então este é um diferencial do curso de Engenharia de Software”, informa.

Conforme a diretora, a iniciativa é importante também para a sociedade, uma vez que oferece uma oportunidade gratuita de obter um produto útil, uma solução que é desenvolvida e validada na Universidade. “As demandas que chegam são muito interessantes e são selecionadas as que trazem mais benefícios à formação dos nossos estudantes”, aponta. 

O coordenador do NES, professor Márcio Silva, lembra que a seleção foi aberta neste final de ano e irá até fevereiro, pois muitos proponentes preferem se organizar e submeter sua proposta de projeto ainda em 2025, enquanto outros poderão se dedicar à atividade somente em janeiro. 

“Nós temos a capacidade de atender oito propostas por semestre. Esse é número de equipes de desenvolvimento que são formadas a partir de estudantes que estão aptos a  cursar a disciplina de Práticas de Desenvolvimento de Software. Nesta disciplina eles aplicam todos os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas do curso”, expõe. 

Entre os exemplos de softwares já desenvolvidos no Núcleo, estão o RCP Extra-hospitalar, um aplicativo que ajuda na realização de reanimação cardiopulmonar fora do ambiente hospitalar; o FarmVet, que é um sistema de gerenciamento de medicamentos e insumos veterinários; e o Librix, um sistema gerenciador de biblioteca desenvolvido para uma escola de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A lista com todos os já desenvolvidos no núcleo pode ser acessada na página do NES

Submissões

Cada proponente poderá participar de até três propostas de software distintas e deve ter disponibilidade para interagir com as equipes durante todas as etapas de desenvolvimento. As sugestões deverão estar enquadradas em uma das seguintes categorias: nova proposta, proposta previamente enquadrada e continuação de proposta.

As propostas não devem ser destinadas a instituições privadas com fins lucrativos e quando forem destinadas a alguma instituição sem fins lucrativos, devem ter a anuência do responsável legal pela instituição. Quando a proposta for destinada a algum setor da UFMS, é necessário também ter a anuência do responsável pelo setor. 

“É importante salientar que o NES desenvolve as soluções de software, mas não hospeda o sistema final. É de responsabilidade do proponente hospedar o software desenvolvido, seja em servidores próprios ou em serviços de nuvem. Proponentes da UFMS precisam da anuência da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic), caso pretendam hospedar o software em servidores da universidade”, destaca o coordenador.  

O edital com todas as informações sobre a submissão de propostas pode ser acessado aqui. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail nes.facom@ufms.br, aos cuidados da Comissão do Núcleo de Práticas em Engenharia de Software.

 

Texto: Ariane Comineti