Nova edição da Revista Candil destaca a inclusão, a formação de professores e a transferência de tecnologia para a cura do câncer

A 12ª edição da Revista Candil traz pesquisas realizadas na Universidade que contribuem para a educação em nosso estado e em nosso país, como por exemplo, o projeto Saberes Indígenas na Escola, que reúne instituições que atuam em rede para a formação de professores que atuam com o ensino de crianças indígenas. Também é destaque nesta edição um projeto de extensão do Câmpus de Chapadão do Sul, que oferece curso de libras para os moradores da cidade.

Na entrevista, a diretora do Detran-MS, Elijane de Jesus Nantes Coelho, fala sobre parceria com a UFMS, Fertel e Fapec para o Programa de Rádio e TV para a Educação e Conscientização no Trânsito.

No setor da saúde,  a ciência na busca da cura do câncer:  estudos possibilitam patente de composto contendo ouro para tratamento da doença, que é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. E é de Três Lagoas uma pesquisa que aponta os escorpiões como os maiores causadores de acidentes com animais peçonhentos no Mato Grosso do Sul.

A Revista apresenta ainda um  estudo que analisa e propõe a adoção de práticas sustentáveis em universidades federais, um projeto de extensão que busca integrar a comunidade universitária por meio da música, o resgate de memórias das mulheres que fizeram parte da UEMT e fazem parte da atual gestão da UFMS, e ainda,  narrativas de professores provocam reflexões sobre sentido da prática docente.

Para fechar a edição, a história  da servidora que atua há 50 anos na UFMS.

A publicação completa pode ser conferida aqui.

 

Texto: Crislaine Oliveira