Nova Andradina recebe laboratório voltado à criatividade, inovação e formação de professores

A UFMS em Nova Andradina (CPNA) passa a contar com uma unidade do Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (Labcrie), inaugurado nesta quinta-feira, 4. A implantação do espaço é um projeto promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade e a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação. 

A iniciativa envolve a montagem de um espaço com mobiliário, equipamentos e softwares, dedicado à formação continuada de professores da rede pública de ensino, com foco na inovação pedagógica e no uso educacional das tecnologias. Com coordenação da UFMS, o projeto implantou unidades nos 26 estados e no Distrito Federal.

O vice-reitor Albert Schiaveto esteve presente na inauguração e, em seu discurso, ressaltou que a expansão dos espaços na Instituição reforça o compromisso com a inovação e amplia práticas formativas. “A UFMS fez a implantação desses laboratórios no Brasil todo. Como o recurso foi super bem utilizado, a gente pôde colocar um laboratório desse em cada câmpus. A ideia é que seja um ambiente dinâmico em vários sentidos. Ele permite várias configurações, dá para se movimentar, usar várias ferramentas para trabalhar com inovação, criatividade e empreendedorismo”. 

“Aqui, a gente pode mostrar diversas possibilidades inovadoras para os professores da rede de Educação Básica e formá-los para que eles possam levar isso para as suas escolas e trabalharem com os estudantes. Mas o Labcrie é para fora, mas também é para dentro, para as atividades e ações da Universidade, de todos os cursos. Então a ideia é de todos possam utilizar”, afirmou o vice-reitor.

O diretor do CPNA, Paulo Schotten, destacou a relevância da iniciativa para fortalecer as possibilidades de trabalho pedagógico na região. “A gente tem só a agradecer o apoio que a gente tem recebido. É um momento muito importante para nós, um momento ímpar aqui para o câmpus em que temos a inauguração de um laboratório que serve para inspiração, para criação. Serve para inovação, para encontrar novas formas de ensinar, novas formas de agir e pensar”.

“E é isso que a gente quer, uma Universidade cada vez mais inovadora e que incentive a formação dos nossos estudantes, focando nas habilidades e competências de cada um dos cursos que nós temos, incluindo também a formação da educação básica”, completou o diretor. 

Texto: Alíria Aristides 

Fotos: arquivo do Câmpus