Nesta segunda-feira, 10, a reitora Camila Ítavo e o vice-reitor Albert Schiaveto inauguraram a nova Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic), que reuniu integrantes da equipe de gestão, professores, técnicos-administrativos que contribuíram para a transformação digital da Universidade. Entre as melhorias estão a renovação do mobiliário e dos armários, novos equipamentos e configuração das salas, além de um novo espaço Conviva para os servidores.
Para a reitora Camila Ítavo, a entrega das novas instalações celebra e reconhece o trabalho realizado pela equipe da Agência, além de fortalecer a área da Tecnologia da Informação (TI) em toda a Universidade. “É uma grande alegria fazer entrega da nova Agetic. A gente pensa em uma agência aberta, conectada a todas as unidades que têm o cursos na área de tecnologia da informação, aqui na Faculdade de Computação (Facom), como em Três Lagoas, em Coxim, em Ponta Porã e em Corumbá, para a gente fazer essa integração e servir a nossa agência como um grande laboratório para todos os nossos estudantes e professores”, enfatizou.
“Em 2016, não tínhamos 60 servidores. Hoje a gente está com mais de 120 técnicos no time de TI da Universidade, promovendo todos os sistemas e soluções todas próprias, e a gente pretende cada vez mais aprimorar esse processo, transformando o nosso ambiente em um ambiente melhor”, acrescentou a reitora.
O vice-reitor Albert Schiaveto reforçou a evolução dos processos realizados pela Agência e agradeceu aos que contribuíram para o novo espaço. “A Agetic tem sido um exemplo e, às vezes, o piloto de várias coisas que a gente quer testar. Essa transformação no ambiente de trabalho, um ambiente de trabalho cada vez melhor para os nossos servidores, para os nossos estudantes. E a Agetic novamente à frente, sendo esse primeiro local de trabalho, um local humanizado, onde vocês têm uma qualidade de vida ao estarem aqui”.
O diretor da Agetic, Anderson Viçoso, explicou que as mudanças nos espaços favorecem a integração entre os servidores e colaboram para um ambiente de trabalho mais produtivo. “Antes a gente tinha salas fechadas, pequenos ambientes, as pessoas se concentravam. Hoje a gente tem um ambiente de escuta, de conversa, a gente vê que os servidores estão andando, estão conversando um com o outro, é uma experiência diferente do que a gente já vinha tendo e é uma tendência dentro da UFMS de abrir os espaços”.
Para a comunidade universitária, Viçoso complementa que também haverão benefícios. “Quanto melhor os nossos servidores estiverem equipados, estiverem trabalhando, mais felizes, com certeza os chamados vão ser respondidos mais rápido, a gente vai ter um sistema melhor para atender, equipamentos melhores, vai ser mais rápido para atender a comunidade”.
Os novos espaços também buscam gerar uma integração dos servidores com os estudantes. Para a diretora da Facom, Liana Duenha, a parceria entre as unidades contribui para a formação dos futuros profissionais. “É extremamente importante para a gente. Os nossos estudantes precisam de um ambiente que vocês tem aqui, para que eles possam se desenvolver. Eles podem ajudá-los em situações ou em demandas que vocês precisem de mão de obra exatamente da formação, um estudante em formação. Além disso, a gente tem os professores, têm projetos que a gente pode fazer em parceria”.
O professor da Facom Marcelo Turine relembrou o início das obras, ainda na gestão como reitor. “Fico feliz de ver vocês inaugurando esse espaço, esse ecossistema tecnológico da Universidade. Nós começamos essa reforma há um ano e meio, quebrando algumas paredes. Acho que a troca de práticas, de conhecimento, é importante. Nesse modelo de governança, a transformação digital exige algumas habilidades institucionais. Eu falo que ter investimento é importante, mas a gente tem que investir em pessoas. Não é um futuro individual, é o futuro coletivo. Então, quando eu vejo esse espaço de trabalho, eu fico muito feliz pela conquista, vai ser muito produtivo”.
Na solenidade, o professor da Facom Luciano Gonda recebeu uma homenagem pelo trabalho desenvolvido por dez anos como diretor da Agetic. “[Quero] agradecer a Agetic pelo que vocês fizeram nesses dez anos que eu estive em frente à gestão. A gente já suspeitava que era uma das principais equipes de TI hoje no Brasil entre as universidades e institutos federais, mas em julho do ano passado isso ficou comprovado. Com cinco dos dez prêmios na premiação nacional das TIs entre mais de duzentos artigos apresentados. Acho que isso só mostra o quão valioso é o trabalho de vocês. É mais do que uma reforma, isso aqui é sobre pessoas, é ter um ambiente coerente com o que a entrega de vocês tem sido para a UFMS”.
Também prestigiaram a inauguração os diretores que contribuíram desde o início dos trabalhos na área da tecnologia da Universidade, como Edson Cáceres, Nalvo Franco Júnior e Ronaldo Ferreira. “Uma equipe que sempre vestiu a camisa. Parabéns pelo local, é bom ver esse tipo de evolução e desejo sucesso a vocês, já que o sucesso de vocês reflete diretamente na Universidade. Eu lembro que quando saí estávamos com cerca de 50 analistas e técnicos e esses avanços são frutos do trabalho de vocês. Sem técnicos e sem analistas, nada é realizado”, pontuou Ronaldo.
A servidora da Agetic Narielly Farias é egressa da Universidade e contempla a evolução dos processos tecnológicos do setor. “Eu comecei como estudante, fiz mestrado, entrei como técnica e hoje sou analista. É uma grande conquista para nós. A gente se dedica muito, vários setores da Universidade dependem de nós, e isso aumenta nossa qualidade de vida. Poder almoçar, ter um descanso, ter a integração da equipe. Esse espaço em questão de ar-condicionado, estrutura, de qualidade, é para a gente poder se dedicar e se entregar total para o nosso trabalho. Foi muito bom, estamos muito felizes com esse reconhecimento”.
Texto e fotos: Rúbia Pedra

























