Pesquisa de Satisfação dos Usuários do 3º trimestre entrevistou mais de 100 pessoas em atendimentos ambulatoriais e internações
De 112 pacientes entrevistados na Pesquisa de Satisfação de Usuários do 3º Trimestre, realizada pela Ouvidoria, 103 indicariam o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-UFMS) para algum familiar. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 29 de setembro.
Para a pesquisa foi utilizado um questionário que abordou temas como o índice de satisfação dos usuários quanto à infraestrutura física, atendimento, avaliação geral e indicação.
Os dados de atendimento geral de pacientes atendidos nos ambulatórios apontam que 37,25% dos usuários disseram estar muito satisfeitos com o HUMAP-UFMS, enquanto 52,91% afirmaram estar satisfeitos. Apenas 5,88% estavam insatisfeitos e 4% muito insatisfeitos.
Dos pacientes em internação, 34,42% se disseram muito satisfeitos com o atendimento, enquanto 63,93% estavam satisfeitos. 1,65% afirmaram insatisfação e nenhum paciente se disse muito insatisfeito com o atendimento na internação.
O atendimento das equipes de saúde e na recepção também foram bem avaliados. Para 90,32% dos pacientes em internação o atendimento na recepção foi considerado ótimo ou bom, e o atendimento das equipes de saúde foi apontado como ótimo ou bom por 92% dos pacientes.
Já os pacientes atendidos nos ambulatórios, 82,21% disseram que o atendimento da recepção foi ótimo ou bom. Em relação ao atendimento da equipe médica nos ambulatórios 94,53% dos pacientes classificaram como ótimo ou bom.
A pesquisa foi aplicada pela equipe da Ouvidoria do HUMAP-UFMS em todos os ambulatórios, nas Clínicas Cirúrgicas 1 e 2, Clínica Pediátrica, Clínica Médica, UTI Neonatal e UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais).
Essa pesquisa visa a promoção da gestão de excelência na administração pública, contribuindo para a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, conforme Decreto nº 6.932/2009, que prevê a participação do cidadão na avaliação dos serviços prestados pelos órgãos públicos federais, e segue recomendações dos órgãos de controle.
O superintendente do HUMAP-UFMS, Cláudio César da Silva, afirma que as pesquisas de satisfação de usuários serão publicadas trimestralmente e ressalta a relevância destas ações. “As pesquisas de satisfação dos usuários são muito importantes, porque ouvir as pessoas que recebem o nosso atendimento é fundamental para sabermos o impacto do que estamos fazendo, da nossa gestão, dos nossos serviços, para saber onde precisamos melhorar e para que possamos atender as expectativas das pessoas que são atendidas no Hospital Universitário”.
Fonte e Fotos: Assessoria de imprensa do HUMAP
