Mais de 200 estudantes colam grau no Ginásio Moreninho, na Cidade Universitária

A primeira noite de colações de grau da Cidade Universitária reuniu 219 formandos no Ginásio Moreninho nesta quarta-feira, 14. A solenidade celebrou a formação de estudantes das Faculdades de Artes, Letras e Comunicação; de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia; de Ciências Humanas; e dos Institutos de Física; Química e Matemática. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS.

O reitor Marcelo Turine desejou sucesso aos formandos

O reitor Marcelo Turine pediu que os formandos não se esqueçam nunca da Universidade, que sejam gratos e busquem a felicidade na vida profissional. “Essa viagem começa a partir de hoje. Muitos jovens gostariam de estar colando grau em uma universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. Então, parabéns e sucesso para cada um desses mais novos profissionais egressos da UFMS!” comemorou.

A vice-reitora Camila Ítavo pediu que os formandos honrem a oportunidade de estudar em uma universidade pública. “Honrem aqueles que vieram antes, os colegas de vocês e honrem aqueles que virão depois. Sempre defendam a UFMS, a partir de hoje a alma mater de vocês é esta Universidade. Quando tiverem medo, lembrem-se dessa força interior”, ressaltou.

Vice-reitora Camila Ítavo enalteceu o empenho dos formandos por terem concluído a graduação

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, destacou que os novos profissionais formados precisam contribuir para um mundo melhor. “Vocês precisam transformar a nossa sociedade e propiciar o crescimento sustentável do nosso país. A UFMS cumpre o seu papel e agora vocês precisam cumprir o papel de vocês também”.

Diretora da Faculdade de Ciências Humanas, Vivina Dias Queiroz desejou que os novos formandos sejam felizes nas profissões que escolheram. “Vendo os familiares, amigos, colegas, companheiros, todos vocês nesta noite de festa, não é difícil imaginar algumas das dificuldades que vocês passaram. Voltar depois de dois anos de pandemia, além das questões pessoais e familiares e disciplinas difíceis. Vocês estão hoje comemorando este momento e têm que comemorar mesmo. É motivo de muito orgulho!”, exaltou.

Os paraninfos da turma de Música, Ana Lúcia Gaborim, e de Engenharia de Produção, João Batista Sarmento, fizeram o discurso em nome de todos os professores homenageados da noite. “Os cursos comemoram o fim de um ciclo, que representa muito esforço e muita dedicação aos estudos. Essas turmas em especial ainda enfrentaram o período de pandemia, o que requereu muita resiliência e uma dose extra de esforço. Vocês mantiveram o foco, a energia e a coragem. Meu conselho como paraninfa é que vocês mantenham sempre essa mesma garra”, orientou a professora Ana Lúcia.

O professor João Batista afirmou que se sentiu muito honrado por ter sido escolhido como paraninfo. “Quanta honra e quanta felicidade por essa escolha! Já estive neste mesmo lugar onde vocês estão, foi inesquecível. É neste momento que lembramos dos períodos felizes e dos desafios que tivemos que passar. Vocês merecem cada instante dessa festa”.

A formanda de Engenharia de Produção Thamylin Nakamura fez o juramento em nome dos demais estudantes. A estudante de Engenharia Ambiental Ruth Duarte Lopes foi a escolhida como representante das turmas para proferir o discurso. “Foram anos de dedicação e cada formando traz consigo um sentimento único, seja pela realização de um sonho ou a busca pela estabilidade financeira. As amizades que acompanharam a nossa jornada representam anos de companheirismo, que ficarão registrados para o resto da vida. Um turbilhão de emoções nos rodeia, é um misto de alívio com saudade”.

Mauro se formou em Música aos 59 anos

Realização de um sonho

A cerimônia de colação de grau representa o fim de um ciclo para os estudantes. Os aprendizes agora se tornam profissionais prontos para uma nova fase e o sentimento comum é a gratidão. 

O formando do curso de Música Mauro Juarez Fernandes comemorou este marco. “Eu sou uma pessoa madura, já estou com 59 anos. Comecei o curso achando que seria fácil, mas enfrentamos desafios e com a ajuda da minha família, consegui superar. Estou muito feliz, é uma vitória para mim”, disse.

A estudante de Jornalismo Beatriz Rieger enfatizou a alegria em participar da cerimônia de colação. “É o momento que esperamos por quatro anos. Enfrentamos desafios e é a finalização de um ciclo”. Também formanda de Jornalismo, Isabela Mota disse que ficou surpresa ao saber que celebraria a colação presencialmente. “As outras colações foram on-line, então estou super feliz. Esse tempo [da graduação] passou voando e minha família toda veio para assistir este momento”.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Mylena Rocha e Crislaine Oliveira