A UFMS é a única instituição pública do Brasil a ter um laboratório credenciado como Empresa de Inspeção de Qualidade pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Trata-se do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Combustíveis (Labcom) do Instituto de Química (Inqui), que também é o primeiro laboratório da Universidade e único entre as universidades sul-mato-grossenses a receber a acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Com um parque de equipamentos para realização de estudos de combustíveis e para o desenvolvimento de biocombustíveis, como biodiesel e diesel verde, o Labcom desenvolve projetos desde 2005. Até 2012, o laboratório participou do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis da ANP, realizando o controle de qualidade da gasolina, diesel, etanol combustível e biodiesel comercializados em Mato Grosso do Sul. Em 2019, a partir de uma parceria com as empresas Copa Energia e Superinspect, foram iniciadas as atividades de monitoramento e controle de qualidade do Gás Liquefeito do Petróleo (GLP), conhecido popularmente como gás de cozinha.
Para o diretor do Inqui e coordenador do laboratório, Carlos Nazário, a conquista é reflexo da realização de parcerias com empresas que acreditam no potencial e na excelência dos serviços prestados pela Universidade. “A UFMS ser a única instituição pública a configurar esse credenciamento representa o compromisso da Universidade em promover um ambiente inovador e empreendedor que irá refletir na formação acadêmica de nossos alunos”, afirma.
De acordo com Nazário, o credenciamento como Empresa de Inspeção da Qualidade permite a realização da inspeção de qualidade na importação de produtos sujeitos à regulação da ANP, como é o caso do GLP vindo da Bolívia. Já a certificação nacional e internacional do Inmetro possibilita a realização de nove ensaios de qualidade do GLP.
O processo de acreditação no Brasil é gerenciado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro e, de acordo com o coordenador, o Labcom levou em torno de um ano para conquistar a certificação. “O laboratório deve implementar um Sistema de Gestão da Qualidade conforme a norma, que inclui um manual da qualidade e procedimentos padronizados para todas as atividades laboratoriais. É necessário validar os métodos analíticos utilizados pelo laboratório para garantir que eles produzam resultados confiáveis e precisos. O laboratório deve participar de ensaios de proficiência, que são comparações diretas com outros laboratórios do mesmo segmento para comprovar sua competência técnica”, explica Nazário.
De acordo com o coordenador, a certificação demonstra o compromisso da UFMS com boas práticas e beneficia diretamente tanto os consumidores quanto as empresas que dependem de serviços confiáveis e de alta qualidade. “A acreditação pela ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 é reconhecida globalmente, o que facilita a aceitação dos resultados de ensaios em outros países. Assim, o Labcom poderá auxiliar empresas a melhorarem seus produtos e processos, promovendo uma forte conexão da Universidade com a sociedade e promovendo o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, acrescenta.
Em relação aos equipamentos do laboratório, o coordenador apontou os investimentos feitos para a importação de padrões de pureza de países como o Carandá e Estados Unidos. “Nós temos um equipamento de cromatografia a gás, com configuração dedicada para fazer a análise do gás de cozinha. Deste equipamento, nós tiramos quatro parâmetros de análise que garantem a verificação de qualidade do gás de cozinha que está sendo comercializado. Para nós conseguirmos a acreditação, o equipamento precisa passar por calibrações. Nós precisamos comprar padrões de purezas muito elevadas, que garantem essa rastreabilidade e confiabilidade. […] Fora esse equipamento, nós temos outros menores ensaios outros cinco, para poder fazer o que a ANP preconiza”, complementa.
Além do incentivo à formação em nível de graduação e pós-graduação, Nazário cita benefícios desse reconhecimento para pesquisas realizadas na UFMS. “A acreditação do Labcom traz diversas vantagens, tais como: (1) a confiabilidade e credibilidade do laboratório, pois segue rigorosos padrões de qualidade e é capaz de produzir resultados precisos e consistentes; (2) a acreditação aumenta a confiança dos clientes nos resultados obtidos pelo laboratório, o que pode levar a um aumento da fidelidade e satisfação dos clientes; (3) uma vantagem competitiva no mercado, pois a certificação é um diferencial importante para os clientes que buscam qualidade e confiança nos serviços laboratoriais; e (4) a acreditação poderá proporcionar novas oportunidades de negócios, como contratos com empresas que exigem laboratórios acreditados para fornecer serviços de ensaio”, conclui.
Texto e fotos: Thalia Zortéa
