Alunos da UFMS que irão realizar ou que já realizaram intercâmbio se reuniram hoje (28) na Cidade Universitária. O intuito da conversa sediada na reitoria, feita também por videoconferência com acadêmicos que já estão no exterior, foi promover a interação e a troca de conhecimentos e experiências.
O reitor em exercício Nalvo de Almeida Junior contou um pouco do que viveu enquanto doutorando e pós-doutorando nos Estados Unidos e desejou sucesso aos intercambistas. “Aproveitem muito essa oportunidade para viverem novas experiências, para se aprimorarem na formação profissional e também cultural. Conheçam a região, os costumes locais. Em um intercâmbio tudo é aprendizado, é uma experiência impagável. Nós ficamos orgulhosos de tê-los participando dessa atividade e levando a UFMS para o mundo, ficamos felizes também em receber alunos estrangeiros e podermos proporcionar a eles essa experiência que é muito rica”, disse.
Gustavo Ildefonso de Oliveira e Michel Carvalho da Silva participaram da reunião por videoconferência. Michel que cursa Arquitetura e Urbanismo em Campo Grande está a caminho de Tunja, na Colômbia, e Gustavo já iniciou as aulas em Itsonora, no México. Eles relataram como foram recebidos em um outro país, as primeiras impressões e interações. “Já estou tendo aulas desde o dia 20 e a Universidade é muito boa. As pessoas aqui são acolhedoras, estou morando nas residências universitárias e logo quando cheguei fui muito bem recebido. Estou me acostumando com o espanhol e com a comida que é bastante apimentada”, contou Gustavo que é acadêmico de Engenharia de Produção em Nova Andradina.
Amanda Hellen Pereira Delgado, que cursa Engenharia da Computação, Laura Lopes Campos que cursa Direito e Lucas Moraes que cursa Engenharia Civil, todos em Campo Grande, irão para a Universidade do Porto em Portugal. As aulas começam já em fevereiro e as expectativas são as melhores. “Quero conhecer a cultura, a região, fazer amizades. Quero também desenvolver pesquisas e contatos profissionais que posteriormente me possibilitem uma colaboração internacional e até mesmo retornar ao país para uma pós-graduação ou outra atividade”, falou Amanda.
“Meu intuito é trabalhar com Direito Internacional no futuro, por isso acho que o intercâmbio é um passo muito importante na minha carreira. Quero aproveitar tudo, ir construindo meu currículo com as disciplinas e com as experiências também, quero viver a cultura”, relatou Laura. “Minha expectativa é estudar, obter o conhecimento de matérias ainda não ofertadas na Universidade. Estou focando em uma área diferenciada, que creio ser importante para a minha formação. Espero também futuramente fazer um mestrado ou doutorado fora do País”, disse Lucas.
Rafael Ken Gomes Otani é acadêmico de Engenharia Ambiental em Campo Grande e realizou intercâmbio no segundo semestre de 2019 em Bogotá na Colômbia. Agora se prepara para “apadrinhar” estudantes daquele país que vêm à UFMS neste primeiro semestre de 2020. “Foi uma experiência muito boa, enriquecedora academicamente e culturalmente. A dinâmica da cidade e do país é muito diferente da nossa, isso tudo ajudou bastante na minha formação. Agora serei padrinho aqui, como tive padrinhos quando estive lá. Espero ajudá-los a participarem das atividades da UFMS e vou fazer o possível para que se adaptem bem à cidade, que se sintam acolhidos como me senti”, finalizou.
Intercambistas – Além dos acadêmicos que participaram da reunião outros estudantes da UFMS irão realizar intercâmbio neste primeiro semestre de 2020. Mariana Ojima Rocha que cursa Artes Visuais em Campo Grande já está em Guadalajara no México e Fernanda Oliveira de Goes Borges que cursa Letras em Aquidauana também já está em Bogotá na Colômbia. Natalia Rios Slaibi Conti que cursa Pedagogia no campus do Pantanal em Corumbá e Nicole Claro Moreira de Morais mestranda em Educação também em Corumbá irão para a Universidade do Porto em Portugal.
Mais informações sobre intercâmbio e oportunidades de estudos no exterior podem ser obtidas junto à Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova).
Texto e fotos: Ariane Comineti
