As universidades Federal e Estadual de Mato Grosso do Sul e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior Mariluce Bittar (Geppes/MS) realizam na próxima semana o 8º Seminário Integrado de Pesquisa sobre Acesso e Permanência na Educação Superior: perspectivas e resistência.
O seminário deve reunir pesquisadores da Rede Universitas/BR. A Rede conta com representantes de instituições de todas as regiões do país e visa à pesquisa e à interlocução em políticas de educação superior. Atualmente, a Universitas/BR tem como tema central das pesquisas “Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendências em construção”. Os trabalhos são desenvolvidos em oito eixos temáticos.
Do seminário, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro, no auditório da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Cidade Universitária, participam os pesquisadores do Eixo 5, que estuda o acesso, permanência e evasão de estudantes da educação superior pública e sua interface com demandas do ensino médio público, na perspectiva da inclusão.
Programação
No dia 2, às 8h30, haverá uma apresentação cultural e em seguida palestra de abertura sobre “Educação superior no contexto atual”, ministrada pelas professoras Margarita Victória Rodrigues (UFMS) e Cíntia Santos Diallo (Uems).
Durante todo o dia 2 e manhã do dia 3, os coordenadores dos grupos apresentarão informações sobre o andamento das pesquisas em cada uma das instituições. Participam representantes das universidades federais da Paraíba, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, da Grande Dourados, das universidades estaduais de Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso e de Santa Cruz e da Universidade de Brasília. Após as apresentações está programada uma assembleia. O evento está previsto para terminar às 17h.
A coordenação do seminário é das professoras da Faculdade de Educação da UFMS, Carina Elisabeth Maciel, que também é responsável pelo Geppes/MB e Maria José de Jesus Alves Cordeiro, da Uems.
Texto: Vanessa Amin
