Interessados em participar dos projetos Coral Infantojuvenil e CanteMus e/ou em ter aulas de violino, violão, viola caipira, flautas doce e transversal, clarinete e clarone ainda podem se candidatar às vagas ofertadas pela Universidade. As inscrições estão abertas até 3 de setembro na página da Escola de Música da UFMS.
Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, esta é uma oportunidade especial para estudantes e a comunidade se aproximarem do universo musical, seja na prática vocal, instrumental ou em projetos que unem arte, pesquisa e extensão. “A música é uma linguagem universal, capaz de nos conectar, promover inclusão, despertar a sensibilidade e transformar realidades. Ao investir na formação musical, a UFMS reafirma seu compromisso com a cultura, a educação e a sociedade. Convidamos a todas e todos a se inscreverem e fazerem parte dessa experiência transformadora”, afirma.
Podem participar iniciantes e pessoas com conhecimento intermediário e avançado a partir dos sete anos de idade. A taxa única de matrícula para cursar todo o semestre é de R$250,00. Todas as atividades do programa são coordenadas por professores do curso de Música, enquanto as aulas são ministradas por estudantes bolsistas e também profissionais cedidos pela Secretaria Municipal de Educação. Além da prática do instrumento escolhido, todos os matriculados terão aulas de teoria musical e práticas coletivas nas cameratas de violões e de instrumentos de sopro.
De acordo com o professor da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação e coordenador do programa, Marcelo Fernandes, as cameratas permitem ao aluno o desenvolvimento da leitura musical, do senso rítmico e, sobretudo, o compartilhar da musicalidade entre iniciantes e experientes. “A Escola de Música da UFMS é um polo especial em se tratando do ensino de cordas e sopros, e único no Estado em se tratando de ensino coletivo de violão”, destaca.
Os dias e horários das turmas podem ser acessados no edital.
Texto: Ariane Comineti
