A Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) abriu vagas para atualizar e consolidar o Banco de Talentos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu a distância, em nove funções diferentes. As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de janeiro por servidores, estudantes de mestrado e doutorado da UFMS e comunidade externa, no Sistema de Informação e Gestão de Projetos.
As opções de vagas estão distribuídas entre o Sistema da Universidade Aberta do Brasil da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Sistema UAB/Capes) e demais cursos a distância oferecidos pela Agead. Os interessados podem se cadastrar como professor tutor, professor especialista, coordenador de tutoria, coordenador de polo para atuar em um dos sete Câmpus ou na Cidade Universitária, professor tutor presencial distribuídos em oito opções de polos e membro de equipe multidisciplinar.
O diretor da Agead, Hércules da Costa Sandim, explica que em editais anteriores de atualização do banco de talentos, os professores tutores eram vinculados aos cursos inscritos, mas esta condição foi alterada. “No modelo anterior, as seleções para os professores tutores estavam relacionadas diretamente aos cursos e cada um tinha uma lista de docentes selecionados. A partir deste novo modelo, está sendo montado um grande banco de talentos, com profissionais que são formados nas mais diversas áreas do conhecimento, que tenham uma relação direta com os cursos do UFMS Digital, e de acordo com as demandas de ofertas das disciplinas (e não dos cursos), sendo vinculados a partir de suas expertises e currículos que são apresentados nos processos seletivos posteriores”.
Entre os pré-requisitos gerais, os candidatos devem possuir habilidades no uso de tecnologias digitais, residir em Mato Grosso do Sul e ter disponibilidade de 20 horas semanais para desenvolver as atribuições referentes à vaga. No caso dos servidores da UFMS, é necessário ter concluído os cursos de Formação em EaD e Formação em Tecnologia da Informação e Comunicação, oferecidos em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Aqueles que desejam atuar em Cursos de Graduação ou de Pós-Graduação não podem estar matriculados em quaisquer um dos cursos listados no edital.
“Este edital é uma grande oportunidade que estamos viabilizando para servidores da UFMS, sejam eles professores ou técnicos-administrativos para que possam ter uma fonte de renda extra e que possam contribuir com a formação dos estudantes dos cursos da modalidade a distância, seja na mediação da aprendizagem, seja na produção de material didático, e ainda no processo de gestão. E ainda temos outra possibilidade que vai além dos servidores da UFMS, as vagas da UAB/Capes, que são abertas à sociedade de forma geral. Pessoas de toda a comunidade que tenham a formação e cumpram os pré-requisitos mínimos necessários, podem participar e compor este grande banco de talentos que estamos montando”, finaliza o diretor.
Confira o edital completo:
EDITAL AGEAD N 105, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2023 (_)
Texto: Agatha Espírito Santo
