Dez grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) estão com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas e voluntários. Podem participar estudantes de diversos cursos de graduação da Cidade Universitária e dos Câmpus da UFMS de Naviraí (CPNV), Ponta Porã (CPPP) e Três Lagoas (CPTL). A candidatura pode ser feita até 31 de agosto no Sistema de Informação e Gestão de Projetos. As bolsas terão valor de R$700,00 mensais e serão pagas durante a permanência do estudante na iniciativa.
Para a diretora de Inovação Pedagógica e Regulação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e presidente do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET, Fernanda Malinosky, o programa promove a integração entre ensino, pesquisa e extensão ao oferecer uma vivência acadêmica diferenciada, que vai além da sala de aula. “Essa experiência possibilita o desenvolvimento de competências técnicas, científicas e humanas, estimula a responsabilidade social, fortalece o senso crítico e amplia a capacidade de atuação em equipe. O PET também se destaca pelo acolhimento aos estudantes ingressantes, criando espaços de pertencimento e apoio que contribuem para sua adaptação à vida universitária, reduzindo índices de evasão e fortalecendo a permanência estudantil”, aponta.
Ainda conforme a diretora, ao propor novas práticas pedagógicas, o PET contribui para a inovação nos cursos de graduação e para a formação de profissionais comprometidos com a transformação social e preparados para os desafios contemporâneos. O Comitê Local tem ainda como vice-presidente a professora da Faculdade de Computação Maria Istela Machado e é composto por tutores dos grupos, professores e representantes da Prograd e das pró-reitorias de Extensão, Cultura e Esporte e de Pesquisa e Pós-Graduação. O objetivo do comitê é acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos grupos na Instituição.
Atualmente, a UFMS tem 18 grupos PET em atividade, sendo oito na Cidade Universitária, cinco no CPTL, dois no CPPP, um no CPNV, um no Câmpus da UFMS do Pantanal e um no Câmpus da UFMS de Chapadão do Sul. Para a diretora da Prograd, a existência de diversos grupos na Universidade potencializa a qualidade dos cursos e fortalece os indicadores acadêmicos. “A presença dos grupos em diferentes áreas do conhecimento e em múltiplos câmpus amplia a visibilidade da Universidade, estimula a integração entre docentes e discentes, promove ações conjuntas de pesquisa, ensino e extensão e favorece a aproximação com a sociedade. Com isso, a UFMS não apenas enriquece a formação de seus estudantes, mas também consolida seu papel social e acadêmico como uma Instituição pública comprometida com a excelência, a inovação e a valorização da trajetória acadêmica desde o ingresso até a conclusão da graduação”, finaliza.
Inscrições
Além da matrícula regular nos cursos indicados para cada grupo no edital, é preciso ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades; ter um Coeficiente de Rendimento maior ou igual a cinco, exceto para os que ingressaram no primeiro semestre deste ano; não estar vinculado a outra bolsa concedida por instituição pública, exceto auxílios estudantis; e ter a situação cadastral regular no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Candidatos aos grupos PET – Conexões de Saberes devem atender ainda a outros requisitos também indicados no edital.
O processo de seleção será conduzido por comissões compostas em cada grupo PET. Além da análise da inscrição, com resultado preliminar previsto para 2 de setembro na página da Prograd, o processo seletivo será feito com uma prova escrita, um seminário, análise do histórico escolar e entrevista. O resultado preliminar após esta segunda etapa está previsto para 12 de setembro, os recursos devem ser enviados até 13 de setembro e o resultado final deve ser publicado em 14 de setembro. O edital completo pode ser acessado aqui.
Texto: Ariane Comineti
