As ligas acadêmicas que atuam em todas as unidades da UFMS devem se cadastrar para atuarem em 2026. Os projetos já podem ser submetidos no Sistema de Informação e Gestão de Projetos pelos professores coordenadores das iniciativas.
“As ligas acadêmicas são reconhecidas como ações de ensino voltadas ao aprofundamento didático em temas específicos, organizadas por estudantes sob a coordenação de um professor efetivo”, explica o pró-reitor de Graduação (Prograd), Cristiano Vieira. As iniciativas buscam aprofundar assuntos trabalhados ao longo do curso, enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e, assim, sociabilizar o saber com a comunidade.
A vigência das propostas são de até 60 meses e, anualmente, é necessário prestar contas sobre assuntos técnicos e financeiros.
Para atuar como coordenador de ligas acadêmicas, é preciso ser professor ou técnico-administrativo da UFMS, ter currículo cadastrado na plataforma Lattes, possuir cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID e não ter pendências anteriores com a Instituição.
O coordenador deve observar alguns passos no momento de cadastrar a proposta, como selecionar o edital correto, preencher o plano de trabalho ou formulário da proposta e inserir quem vai participar; anexar o estatuto próprio da liga e finalizar a proposta. É importante observar que o projeto deve estar alinhado a, pelo menos, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis Globais ou exclusivamente a temática do ODS sobre Igualdade Étnico-Racial, aprovado em 2023 pela Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“Em 2025, foram cadastradas 32 ligas acadêmicas. Considerando aquelas que foram cadastradas em editais dos anos anteriores (2021-2025) que ainda encontram-se em andamento, temos um número de 71 ligas”, conta o pró-reitor de Graduação.
Todos os detalhes estão disponíveis também no edital abaixo:
EDITAL-No-20.2026-PROGRADUFMS
Texto: Vanessa Amin
