HIV e Aids são abordados em Colóquio na Faculdade de Medicina

Durante este mês, está sendo realizada a campanha “Dezembro Vermelho”, que busca conscientizar as pessoas sobre o vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Com esse objetivo, o Hospital Dia Professora Esterina Corsini, Unidade Especializada do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), realizou o Colóquio sobre HIV e Aids, na manhã desta sexta-feira (06/12), no auditório da Faculdade de Medicina.

Ao longo do evento, a médica infectopediatra Ana Lúcia Lyrio de Oliveira explicou sobre a transmissão vertical do HIV em crianças, partindo da mãe para o recém-nascido. A doutora em doenças infecciosas e parasitárias, Vanessa Gubert, debateu em relação à epidemiologia da transmissão vertical do HIV. Em seguida, a enfermeira e gerente técnica do Programa HIV/Aids, Sheila Zaleski dos Santos, apresentou o perfil epidemiológico do HIV e da Aids em Campo Grande.

A enfermeira e chefe da Unidade de Doenças Infecciosas Parasitárias, Vânia dos Reis, explicou que este ano o evento decidiu ter um foco maior em relação às edições anteriores. “A gente falava sobre o HIV como um assunto amplo, e nesta edição resolvemos fazer alguma coisa diferente e pensamos em falar sobre a transmissão vertical, que é a transmissão do vírus HIV da mãe para o filho, que pode ser na gestação, no parto ou na amamentação”.

Vânia também ressalta a importância de informar a população sobre o assunto. “Esse assunto deve ser debatido com os profissionais da saúde e com a população sobre os cuidados. A mulher com o vírus HIV pode ter uma gestação, desde que siga todos os passos da medicação, para que a carga viral fique reduzida e o risco de transmissão para o recém-nascido seja amenizado”, comentou.

Além da realização do evento, também foi promovida panfletagem e distribuição de preservativos femininos e masculinos pelo Humap e pela Cidade Universitária. Segundo Vânia dos Reis, há cerca de 2.000 pessoas cadastradas no Hospital Dia com HIV.  O teste rápido é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento.

É importante ressaltar que o vírus HIV pode ser transmitido pelo ato sexual sem o uso de preservativo ou no compartilhamento de agulhas e seringas. Além disso, a transmissão pode ocorrer pelo sangue, sêmen, secreção vaginal ou leite materno.

Texto e fotos: Mara Machado (estagiária de jornalismo)