Acadêmica do campus de Aquidauana é selecionada para intercâmbio na Colômbia

A acadêmica do curso de Letras, com habilitação em português/espanhol, do campus de Aquidauana, Fernanda Oliveira de Goes Borges, foi selecionada para realizar mobilidade internacional por um semestre letivo na Universidad Libre, localizada em Bogotá, capital da Colômbia.

O intercâmbio foi viabilizado pela parceria entre a UFMS e a Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais, que selecionou acadêmicos para o Programa de Intercâmbio de estudantes Brasil-Colômbia, a partir do coeficiente de rendimento dos acadêmicos.

Dos cinco acadêmicos selecionados entre os câmpus da UFMS, a estudante de Letras se classificou em terceiro lugar no processo seletivo e relata a importância da experiência para seu desenvolvimento. “Eu sempre ficava na expectativa de me inscrever quando houvesse uma oportunidade dessas de bolsa para fora, principalmente em algum país que tem como língua nativa a espanhola, por ser da área do meu curso. Fiquei muito feliz com a notícia que havia sido selecionada. Para mim, significa uma grande conquista devido a toda aprendizagem que um intercâmbio nos proporciona durante uma graduação, não só profissional, mas no desenvolvimento pessoal também”, destaca Fernanda.

A seleção é fruto de um empenho que vem sendo realizado pela acadêmica desde o início da graduação, no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, conforme relata a coordenadora do curso de Letras, Daniela de Souza Silva Costa. “É uma ótima aluna, cuja vivência acadêmica é enriquecedora, uma vez que ela participa ativamente da vida tanto em ações de cultura, como já foi orientanda de iniciação científica. É uma Pibidiana, então mostra que se interessa por pesquisa, ensino e extensão”.

A coordenadora ainda destaca que a imersão é um processo de aprendizado muito rico para quem estuda línguas estrangeiras, visto que a aluna conseguirá consolidar os conhecimentos aprendidos na Universidade e também conhecerá o ambiente em que esse idioma é o oficial. “O curso se orgulha muito, temos certeza que os nossos alunos têm potencial, e a conquista da Fernanda vem justamente para provar que nós estamos em pé de igualdade com os demais câmpus da UFMS e também com as demais universidades”.

Em relação às expectativas sobre o intercâmbio, a acadêmica espera aperfeiçoar o idioma da língua espanhola e aprender ainda mais na Universidade em Bogotá. “Espero também incentivar muitos acadêmicos do meu campus a participarem dos próximos editais”.

Texto: Juliana Ovelar (estagiária do campus de Aquidauana)

Foto cedida por Fernanda Oliveira de Goes Borges