Na noite de terça, 6, foi realizada a apresentação cultural “Por trás da lona: a arte circense na UFMS” do grupo Los Pantaneiros, coordenado pelo professor Rogério Zaim de Mello. A live teve mais de mil visualizações e foi transmitida pelo canal da TV UFMS no YouTube. A apresentação faz parte da programação desta edição do Integra UFMS que, neste ano de 2020, por conta da pandemia, está sendo realizada de maneira totalmente on-line.

No vídeo de apresentação, o grupo Los Pantaneiros exibiram as atividades circenses desenvolvidas durante a trajetória do grupo em diversos eventos e apresentações para o público, como por exemplo aos alunos do ensino fundamental da escola rural Jatobazinho, que fica às margens do Rio Paraguai, no Pantanal sul-mato-grossense. Para o coordenador Rogério Zaim de Mello, a arte circense colabora com a formação dos estudantes. “Eu posso dizer, seguramente, que, para alguns, o projeto já ressignificou a vida deles no que diz respeito à educação física na escola”, comenta.
O Los Pantaneiros faz parte de um projeto de extensão do curso de Educação Física do Campus do Pantanal. O grupo reúne os participantes duas vezes por semana para que realizem treinamentos como acrobacias de solo, equilíbrio sobre perna de pau, tecido acrobático, malabarismo e muita palhaçaria.“Todos eles [participantes] começaram conosco devagar, experimentando seu corpo, entendendo a possibilidade, se pendurando num tecido, ficando de ponta-cabeça, olhando a ação da gravidade, como ela funciona, como o meu corpo responde, lançando uma bolinha, pegando de volta e assim por diante”, explica o coordenador.

Durante a apresentação o coordenador agradeceu o apoio que tem recebido da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e disse que está muito orgulhoso do trabalho que o Los Pantaneiros vem realizando. Ele ressaltou que o projeto é aberto para todos que gostem de circo e que é sem pré-requisitos. “O circo enquanto prática de uma atividade, é extremamente democrática […] A gente tem diversas atividades circenses que elas podem ser feitas por qualquer parte da população e essa democratização não tem essa necessidade de um corpo esteticamente modulado”, disse.
Você encontra a apresentação na íntegra clicando aqui.
Para mais informações sobre o Integra UFMS 2020 – Live acesse o site: https://integra.ufms.br/. A programação completa você encontra aqui.
Texto e imagens: Gabriela Vilela
