Hoje, dia 6, foram oficialmente inaugurados os prédios do Instituto de Matemática (Inma) e do Instituto de Física (Infi), depois das obras de revitalização e readequação para centralizar as unidades e atender suas necessidades.
Até recentemente, ambos os institutos dividiam o mesmo prédio. Logo, o Infi não possuía espaço físico suficiente para atender as demandas que surgiam com seu crescimento e o Inma possuía os setores de aula de graduação, de pós-graduação e administrativo distantes uns dos outros.
Com o objetivo de resolver esta situação e fortalecer a identidade das unidades e a sensação de pertencimento dos servidores e estudantes, os institutos foram separados definitivamente e seus espaços físicos reestruturados e readequados, como explica o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros. “A gente está fazendo a inauguração dos prédios revitalizados, onde nós readequamos, por exemplo, salas de aula para virarem salas de professores, além de uma ampla reforma no sentido de hidráulica, elétrica e pintura, para tornar o ambiente adequado para trabalhar, estudar e estar aqui”.
Para a diretora do Inma, Patricia Sandalo Pereira, este é um momento de felicidade e importância. “Nós somos o instituto que atende o maior número de unidades setoriais do campus. Devido a essa grandiosidade, nada melhor do que a gente ter um bloco nosso. Foi muito importante a atual gestão ter tomado essa atitude, porque reconhece tudo o que a gente atende dentro da Universidade e também impacta positivamente nosso cotidiano”.

A centralização de ambos em seus próprios prédios também contribui com a integração entre os estudantes de graduação e pós-graduação, o que segundo a diretora do Infi, Dorotéia de Fátima Bozano, pode fortalecer o desenvolvimento de pesquisas na Universidade, visto que os acadêmicos, ao terem contato com projetos de pós-graduação, podem descobrir novas áreas e criar novos interesses.
A diretora ressalta que agora, todas as demandas de espaço físico estão contempladas. “Com essa ampliação do espaço disponível depois da mudança do Instituto de Matemática, a gente conseguiu trazer tudo para o Infi, como sala de estudos climatizada e sala para os programas de iniciação científica”.
Fora as estruturas revitalizadas, os institutos também ganharam novos computadores. “Mais um sonho que nós realizamos em 2020: a inauguração desses dois prédios que a comunidade universitária do Inma e do Infi sonhavam. Foi um investimento de praticamente R$ 200 mil para que a gente conseguisse ter uma identidade para estes institutos, com salas de aula, laboratório de informática, além disso, nós estamos entregando 80 novos computadores para fortalecer o ensino de graduação e pós-graduação”, afirma o reitor Marcelo Turine.
Texto: Leticia Bueno
