Foto do Instituto de Biociências será capa do calendário institucional de 2026

A fotografia intitulada A caminho do Lago do Amor foi a mais votada no concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos e será a capa do calendário institucional de 2026. A imagem foi inscrita pelo pesquisador do Instituto de Biociências Bruno Ferreira.

A foto vencedora desta 9ª edição do concurso recebeu mais de 2,2 mil curtidas. Em segundo lugar, ficou a imagem O florescer do conhecimento, do estudante João Falcão do Câmpus da UFMS de Ponta Porã, com 1,7 mil curtidas, e em terceiro, a imagem Impacto da beleza, do servidor do Câmpus da UFMS de Coxim Vilson de Jesus, com 1,5 mil curtidas. A votação foi realizada nos dias 30 e 31 de agosto no perfil oficial da Universidade no Instagram.

“Estampar o calendário da Universidade é uma honra imensurável, que acrescenta um capítulo bonito na minha história com a UFMS. Foi na UFMS que eu cursei minha graduação, mestrado, doutorado e um pós-doutorado, de modo que cerca de um terço da minha vida, tenho 33 anos, se passou pelos corredores da UFMS”, contou Ferreira.

O pesquisador revelou que a fotografia foi tirada em 2016, quando cursava o Mestrado em Biologia Vegetal do Inbio. “Nesta ocasião em questão, estava com a minha amiga Josileide [Santana], à época ela cursava Mestrado em Biologia Animal e eu, em Biologia Vegetal. Fomos passear à tarde, para descansar um pouco, havia chovido um pouco, mas o sol ainda iluminava a paisagem de quase fim de tarde. A iluminação estava perfeita, foi quando pedi que minha amiga tirasse fotos minhas para atualizar meu Facebook. Foi aí que surgiu a foto em questão, em uma espontaneidade, eu estava no local perfeito e na hora certa. Minha amiga capturou minha imagem de costas, em meio as capivaras que habitam o local, recebendo a radiação solar de forma surpreendente. A iluminação natural evidenciou o solo ainda úmido pelo chuvisco, o verde do jardim estava exuberante”, relembrou. “Em face do concurso, tive a ideia de inscrever este material pelo que ele representa para mim: a natureza, que é algo que eu amo, afinal sou biólogo (pela UFMS), e um dos lugares mais bonitos e aconchegantes que a Universidade possui”, completou.

O concurso é promovido pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) anualmente, com intuito de reconhecer os talentos, promover o pertencimento e incentivar a participação de estudantes e servidores na elaboração do calendário institucional do próximo ano, a partir dos diferentes olhares sobre o significado e a importância da UFMS na vida dos participantes.

Em 2025, a iniciativa recebeu 69 fotografias, um aumento de 16,9% em relação a 2024. Destas, 14 imagens de todos os câmpus da Universidade foram selecionadas pela comissão avaliadora do concurso, formada por representantes da Agecom; Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte; direção dos câmpus; Faculdade de Artes, Letras e Comunicação; e do Diretório Central dos Estudantes. A escolha levou em consideração critérios baseados em aspectos técnicos e estéticos da fotografia, como originalidade, composição, enquadramento, criatividade e representatividade, adequação ao objetivo do concurso e fortalecimento da imagem institucional.

Ao longo dos próximos meses, a comunidade universitária poderá conhecer de perto as fotografias, por meio da exposição UFMS Além dos Olhos que percorrerá todos os câmpus.

Texto: Thalia Zortéa