Fortalecimento das relações institucionais impulsiona projetos da UFMS

Balanço de 6 meses – Especial “A Nossa Universidade”

O incentivo ao diálogo e às parcerias institucionais está entre as prioridades da atual Administração Central da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). De acordo com os dados da recém-criada Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (AGINOVA/UFMS), nos primeiros seis meses de gestão, completados em maio, foram firmados pela UFMS 52 acordos de cooperação, sete protocolos de intenção e dois novos convênios. Também houve a consolidação do Conselho de Reitores de Mato Grosso do Sul, que deverá trabalhar com ações propositivas para políticas públicas na área da educação, da ciência e da tecnologia no Estado.

“O atual panorama político do Brasil impactou diretamente nas gestões universitárias em todo país. O regime de contingenciamento mudou a fisionomia de muitos projetos em desenvolvimento e de ações futuras”, explica o Reitor da UFMS, Marcelo Turine. “Diante disso, para garantir a sustentabilidade financeira das Instituições de Ensino Superior, faz-se necessário encontrar um modelo institucional diferente, cujo foco gerencial esteja alicerçado no fortalecimento das relações institucionais”, complementa.

Desde novembro de 2016, a UFMS tem buscado novos diálogos institucionais. A Universidade apostou em um modelo de gestão descentralizado, capaz de mobilizar mais recursos para obtenção de parcerias estratégicas. A própria criação da AGINOVA/UFMS representa esse esforço para dar viabilidade às parcerias.

 

Reforma do Morenão

O primeiro grande acordo de cooperação firmado entre a UFMS e os demais atores da sociedade em 2017 foi com a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). Graças a ele foi possível realizar as obras no Estádio Universitário Pedro Pedrossian, que proporcionaram a liberação do conhecido Morenão para jogos oficiais do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol e da Copa do Brasil.

Em 29 de janeiro de 2017, o Ministério Público Estadual autorizou os jogos no Estádio, depois de um longo período sem bola rolando. Sem gastar recursos, a UFMS, por meio da parceria com a FFMS, possibilitou a reabertura do Morenão e milhares de pessoas puderam acompanhar os grandes clássicos regionais no maior estádio universitário do Brasil, que estava interditado desde setembro de 2014.

 

Mais esporte

Outra parceria que envolve a área esportiva foi assinada com a Fundação Municipal de Esporte (FUNESP). O esporte e o lazer ganharam novos capítulos na Universidade com a implantação de núcleos do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) do Ministério dos Esportes. O programa tem como objetivo proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer para todas as faixas etárias e pessoas portadoras de deficiência.

Com o PELC, foram disponibilizadas dentro da UFMS mais de 1,5 mil vagas distribuídas em 17 atividades, sendo musculação, hidroginástica, treinamento funcional, natação e tênis de quadra as práticas mais procuradas.

De acordo com o Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, a vinda do programa trará muitos benefícios para a UFMS. “Com o PELC aqui, teremos um benefício duplo: atender nossos acadêmicos nessa área de lazer, esporte e cultura. E depois atender a comunidade externa, fazendo da universidade um espaço integrado com a região onde estamos”, afirma Fernandes.

 

Conselho de Reitores de MS

Do ponto de vista das relações institucionais voltadas à discussão de políticas públicas para a educação superior no Estado, houve a consolidação do Conselho de Reitores de Mato Grosso do Sul. A partir de uma reunião inicial capitaneada pela UFMS em abril de 2017, os reitores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Marcelo Turine, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fabio Edir dos Santos Costa, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Liane Maria Calarge, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Ricardo Carlos, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Luiz Simão Staszczak, e da Universidade Anhanguera-Uniderp, Leocádia Aglaê Petry Leme, oficializaram a formalização do grupo de gestores.

Uma segunda reunião, no início de maio, na sede da UEMS em Campo Grande, selou a consolidação do Conselho com a apresentação da minuta do estatuto e do calendário de atividades para biênio 2017/2018. “A articulação entre as instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul voltadas à educação, ciência, tecnologia e inovação é fundamental para debatermos pautas comuns e buscarmos alternativas para o Estado”, afirmou Marcelo Turine na ocasião.

O próximo encontro, que dará inicio a um calendário trimestral de reuniões, está agendado para o dia 12 de junho. Além da aprovação do estatuto e da escolha do primeiro presidente do Conselho, as próximas reuniões deverão marcar a formação dos primeiros grupos de trabalho para a discussão de políticas e ações nas seguintes áreas: Internacionalização e mobilidade acadêmica; Turismo e cultura; Ciência, cultura e inovação; Excelência na educação; e Divulgação científica e popularização da ciência.

 

Outras parcerias

Houve também a realização de acordos em outras áreas como segurança, educação, políticas públicas e Gestão. O intuito de cada ação conjunta é melhorar as atividades da universidade. Nesse contexto, destaca-se as parcerias com a Polícia Civil para implantação da Delegacia Virtual na UFMS; parceria com a Controladoria Geral da União, que rendeu cursos de aperfeiçoamento em contratos e licitações; assinatura de acordo de cooperação com o Sistema OCB/MS para criação do Observatório do Cooperativismo do MS; assinatura do protocolo de intenções com o Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) para o aprimoramento da gestão universitária; e a assinatura do protocolo de intenção com o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), com objetivo de desenvolver atividades de formação social.

Além desses diversos acordos, foram realizados outros com objetivo de costurar novas parcerias de cooperação que impulsionassem as atividades da universidade Governo do Estado, prefeitura de Campo Grande, Secretária de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso Do Sul, Subsecretária de Políticas para a Juventude, Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Sebrae, Federação Comércio do Estado de Mato Grosso do Sul, Associação dos Jovens Empreendedores de Mato Grosso do Sul, são alguns dos órgãos e entidades que atualmente estão desenhando com a UFMS novos projetos de parceria.