Formandos da UFMS de Chapadão do Sul celebram colação de grau com entusiasmo para nova jornada

A noite desta segunda-feira, 25, foi de celebração para 32 formandos do Câmpus da UFMS de Chapadão do Sul (CPCS). A cerimônia de colação de grau oficial e festiva reuniu, além de amigos, familiares, servidores e egressos titulados durante a pandemia de Covid-19, concluintes dos cursos de Administração, Agronomia e Engenharia Florestal. A solenidade contou com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.

A sessão solene foi presidida pelo vice-reitor Albert Schiaveto, que enalteceu a perseverança de cada estudante e agradeceu ao time de coordenadores, professores e técnicos-administrativos do CPCS. “É preciso toda uma comunidade para formar novos profissionais. E aqui fica o nosso agradecimento a todos os servidores da nossa Universidade e também aos pais, amigos e familiares dos mais novos formados. Tem um ditado que diz que a árvore voa no pássaro que a deixa. Nós, que somos pais, ficamos muito felizes quando nossos filhos brilham. Então, quando eles colam grau, os pais, os amigos, os docentes, os técnicos-administrativos, todo mundo se forma junto a eles”, afirmou.

Em seu discurso, a pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol, ressaltou o apoio incondicional de toda a comunidade e trouxe uma mensagem de altruísmo aos egressos. “Não foi fácil [passar pelo período de pandemia], mas aprendemos e nos adaptamos ao ensino remoto de emergência para não pararmos. E quem se formou naquela época já está trabalhando e hoje está podendo comemorar, celebrar aquele momento em que não foi possível [o presencial], só um print na tela. Estava falando para o Albert como eu gosto de colação de grau, porque é quando nós podemos dizer assim: ‘nós conseguimos e eles não desistiram, ficaram aqui conosco, estão tendo sucesso’”, salientou.

O diretor do CPCS, Wallace Almeida, reconheceu o mérito dos concluintes na concretização do sonho. “Esse diploma vale muito. Colar grau não é fácil, ainda mais em um contexto como o de pandemia, foi muito mais difícil que o normal. Mas vocês foram vitoriosos, tiveram persistência e resiliência, passaram por um período de exceção no mundo e conseguiram. Isso mostra que vocês são capazes. E nós confiamos na integridade de cada um de vocês, na formação acadêmica que receberam, uma formação sólida de uma Instituição muito importante no Brasil, muito qualificada. A UFMS vai estar sempre de portas abertas para recebê-los, vocês nunca estarão sozinhos”, enfatizou.

Por sua vez, o paraninfo da turma de Agronomia, professor Cassiano Roque, recomendou aos formandos que nunca desistam de fazer o bem e procurar a constante renovação em suas práticas profissionais. “Quando recordarmos da nossa caminhada, das dificuldades que encontramos e que conseguimos ultrapassar com dignidade e respeito, vemos o quão prazeroso se torna esse momento. As portas do mercado de trabalho se abrem para vocês hoje com desafios e oportunidades que exigirão garra, determinação e ética. Lembrem-se dos valores que aprenderam aqui, da importância da colaboração, da busca constante por conhecimentos e das responsabilidades com a sociedade. Sejam profissionais competentes, éticos e comprometidos com o bem comum. Afinal, uma boa tomada de decisão pode nos colocar onde sonhamos”, disse.

Já a oradora representante das turmas, a bacharel em Administração Michelli de Morais discursou para os colegas em tom de satisfação e felicidade pela conclusão de um ciclo e o início de uma nova caminhada. “Temos orgulho da trajetória que construímos juntos e a certeza de que estamos prontos para novos desafios. Foram anos de aprendizado, renúncias e superações, mas também de amizades, descobertas e crescimento pessoal. Levaremos conosco não apenas o conhecimento adquirido, mas também os valores e as experiências que moldaram quem somos hoje. Que este dia seja apenas o início de muitas conquistas e que possamos honrar este momento de dedicação às nossas profissões, buscando sempre ser agente de mudança e inspiração por onde passarmos”, destacou.

O secretário municipal de Educação e Cultura de Chapadão do Sul, Gustavo Batista, elogiou o trabalho da UFMS na formação acadêmica e congratulou os mais novos profissionais pela conquista alcançada. “Esta Instituição com certeza traz muito respeito, forma profissionais de excelência que compõe a nossa sociedade, que anda tão carente de pessoas que realmente venham para fazer a diferença. Desejo que vocês tenham uma trajetória linda e leve e que almejam tudo aquilo que estão projetando para o futuro. O mercado de trabalho é quem ganha com a chegada de todos vocês”, parabenizou.

Ao final da cerimônia, foram entregues as menções honrosas aos formandos com maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico. Na noite desta terça-feira, 26, às 19h, o Câmpus da UFMS de Coxim concluirá a agenda de colações de grau referentes ao primeiro semestre deste ano. 

Texto: Raul Delvizio

Fotos: Reprodução/TV UFMS