Com organização local da UFMS, o festival internacional de divulgação científica Pint of Science será realizado pela primeira vez em Campo Grande em bate-papos entre os dias 14 e 16 de maio. Os pesquisadores estarão reunidos em bares da Capital para conversar com o público sobre temas como Biodiversidade, Internet das Coisas e Superbactérias, esclarecendo dúvidas e apresentando as últimas descobertas nessas e em outras áreas do conhecimento.
Será uma oportunidade dos moradores conversarem com os cientistas de forma descontraída, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem dificuldades e belezas da ciência. “O Festival trará temas interessantes e atuais como o impacto das mudanças ambientais sobre a saúde humana, e ainda outros assuntos curiosos e polêmicos como as recentes ideias sobre o formato da Terra”, explica a professora Ana Paula da Costa Marques, coordenadora do evento em Campo Grande.
Pela UFMS, os professores debatedores serão Carlos Alexandre Carollo (INBIO), José Antônio Braga Neto (FACFAN), João Onofre Pereira Pinto (FAENG), Edson Antônio Batista (FAENG), Luigi Galotto Jr. (FAENG), Anderson Rodrigues Lima Caires (INFI), Denise Brentan da Silva (FACFAN), Além-Mar B. Gonçalves (INFI), Alessandra Gutierrez de Oliveira (INBIO), Widinei Alves Fernandes (INFI), Rudi Ricardo Laps (INBIO) e Fábio de Oliveira Roque (INBIO).
O evento terá a participação de outros pesquisadores como Livia Cordeiro, José Sabino e Paulo Cançado, referências nas áreas de ecossistemas subterrâneos, comportamento animal e doenças infecciosas animais e zoonoses.
A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.
O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea. No Brasil, onde o festival foi realizado pela primeira vez em 2015, o Pint of Science acontecerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos.
