A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez) realizou, na manhã desta quarta-feira, 12, a abertura do 3º Simpósio Internacional de Inovação em Ciências Veterinárias (Siinovet). O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos, fortalecer a pesquisa aplicada e estimular o diálogo entre estudantes, docentes e profissionais da área.
Durante a cerimônia, o vice-reitor Albert Schiaveto destacou o compromisso institucional com a internacionalização e o fortalecimento das parcerias acadêmicas. “Estamos trabalhando para que a gente possa ter realmente uma Universidade cada vez mais inclusiva, participativa das políticas públicas e das equipes de parcerias. Nessa semana, recebemos professores da Guatemala para que possamos dar oportunidade aos nossos estudantes de internacionalização, mas também oferecer oportunidades aos alunos que vêm de outros países para estarem conosco aqui”, disse.
O diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Marco Antônio Mattos, ressaltou o papel do Siinovet como espaço de integração e atualização científica. “[O evento] já se consolidou em um espaço de diálogo, atualização científica e integração entre estudantes, pesquisadores e profissionais da área de ciências veterinárias”, afirmou. “[O simpósio] expressa o compromisso que a nossa Universidade, a nossa Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias têm com a pesquisa aplicada e a inovação”, complementou.
O diretor da Famez, Carlos Ramos, elogiou o empenho dos envolvidos na organização do evento. “Agradeço a toda a comissão organizadora, porque quem já organizou um evento, seja ele qual for o tamanho, sabe o quanto é desafiador e trabalhoso. E esse desafio vale a pena”, destacou.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Eliane Costa e Silva, explicou que o simpósio surgiu a partir da disciplina Fundamentos em Inovação, que estimula a integração entre diferentes áreas do conhecimento. “Vários projetos nasceram a partir desses encontros. Eu acho que esse é o maior benefício de uma disciplina multidisciplinar e com pessoas de várias áreas diferentes”, enfatizou.
Representando a comissão organizadora do simpósio, Gustavo Macedo, agradeceu a colaboração de todos e destacou a importância da conexão entre estudantes e pesquisadores. “A ideia do Siinovet é conectar os nossos alunos e pesquisadores com pessoas que têm um pensamento lateral, que vêm de fora e trazem inovação, têm a inovação no coração e simbolizam todo o nosso esforço. O evento é feito de coração, com o propósito de criar novas oportunidades e experiências significativas para quem participa”.
A programação segue até amanhã, 13, com palestras, apresentações de trabalhos e discussões sobre temas ligados à inovação, tecnologia e pesquisa aplicada às ciências veterinárias.
Texto: Heloísa Garcia e Lucas Artur, estagiário da Agência de Comunicação Social e Científica
