A exposição UFMS Além dos Olhos chegou aos Câmpus da UFMS de Aquidauana (CPaq) e do Pantanal (CPan), reunindo as fotos selecionadas no concurso fotográfico que ilustram o calendário institucional de 2026. A mostra fica aberta para visitação até 11 de outubro, no bloco A da Unidade 2 do CPaq e na Unidade 2 do CPan.
A diretora do CPan, Andreliza Souza, destaca que receber a exposição é uma grande alegria. “Essa mostra reúne algumas imagens que foram registradas no concurso fotográfico em toda a UFMS, mostrando a sensibilidade da nossa comunidade universitária, fortalecendo a nossa identidade institucional e reforçando o compromisso da UFMS com a difusão da arte fotográfica”, pontua.
Entre as fotos selecionadas, a imagem intitulada Flores moldando o nascer do sol do CPan, capturada por Nalanda Ibañez, destaca a beleza do câmpus e é motivo de orgulho para a diretora. “A nossa emoção é muito grande, porque temos uma fotografia registrada aqui no próprio câmpus, que está na exposição e também fará parte do calendário institucional de 2026. Mais do que celebrar a beleza da nossa UFMS e a sensibilidade dos acontecimentos diários, isso valoriza a nossa região e fortalece o sentimento de pertencimento com a UFMS”, completa.
Para a diretora do Cpaq, Ana Graziele Toledo, o concurso e a exposição é uma ação ímpar de pertencimento da UFMS. “Muito antes da exposição, é importante ressaltar que as fotos foram obtidas a partir dos olhares das pessoas para nossa Instituição, capturando imagens que refletem o que a Universidade é: cores, formas, vida… Então é isso que vemos quando observamos as fotos”, afirma.
O CPaq foi representado no concurso pela fotografia Pelos caminhos da ancestralidade, registrada por Maria Eduarda Aivi. “Temos um registro lindo feito pela Duda, nossa estudante do curso de Administração. Ela capturou uma imagem do nosso Centro Cultural, mostrando nossa identidade enquanto câmpus que possui a maior quantidade de estudantes indígenas e como acolhemos essas pessoas em todos os nossos espaços. O CPaq está feliz por receber a exposição e mais feliz ainda em ter a imagem da Duda entre aquelas que ilustram o quão vibrante é a nossa UFMS”, finaliza.
A visitação é gratuita e aberta à toda a comunidade. Até o fim do ano, todos os câmpus irão receber a exposição itinerante.
Texto: Heloísa Garcia
