A oportunidade de cursar parte da graduação em outro país mudou os rumos da trajetória acadêmica do egresso da Faculdade de Direito (Fadir) Pedro Henrique Pavan. Por meio do programa de dupla diplomação na graduação, o concluinte do primeiro semestre de 2025 fortaleceu sua formação profissional na Universidade de Camerino (Unicam), na Itália.
A experiência do egresso foi acompanhada pela Agência de Internacionalização (Aginter), responsável por estimular e viabilizar ações de mobilidade internacional na UFMS. Segundo o diretor Gustavo Cancio, o papel da Aginter é orientar desde a escolha da universidade parceira até a parte documental e acadêmica. “No caso do Pedro, como de tantos outros, atuamos como ponte entre o estudante e a instituição de destino, fornecendo apoio e informações desde o início até o retorno”, explicou. “Cada estudante que faz intercâmbio leva o nome da Universidade ao exterior e traz novos olhares para dentro da Instituição. É uma via de mão dupla que fortalece a UFMS globalmente”, acrescentou.
Assim como as demais unidades da Administração Setorial, a Fadir também tem ampliado sua atuação internacional, conforme destaca o diretor Fernando Nogueira. “A vivência em outro país permite ao aluno conhecer outras formas de exercer o Direito, comparar sistemas e enriquecer ainda mais sua formação”, afirmou. “São exemplos concretos de que é possível estudar fora e voltar com uma bagagem acadêmica, pessoal e cultural que transforma não só o aluno, mas o próprio curso de Direito da UFMS”, complementou o diretor.
Para Pavan, a vivência internacional não apenas ampliou sua visão acadêmica como também consolidou sua identidade como futuro jurista. “A UFMS me deu uma base sólida em Direito Civil e Processual Civil, enquanto a experiência internacional agregou uma nova perspectiva, especialmente ao cursar disciplinas como Direito Romano e Direito Comparado”, contou. O interesse surgiu logo após uma palestra sobre o programa de dupla diplomação entre as duas instituições. “Conversei com meus pais e amigos e decidi me candidatar. Quando fui chamado pela Agência de Internacionalização, começou o preparo para a mudança que aconteceria em poucos meses”, relembrou.
Para o egresso, a relevância histórica da tradição jurídica italiana foi um dos principais fatores de interesse, mas as aulas, os métodos de ensino e as avaliações em outro idioma exigiram adaptações do grupo de brasileiros a qual fez parte na Universidade de Camerino. “Com o tempo, nosso italiano melhorou, aprendemos a estudar juntos e formamos uma grande família com estudantes da Universidade de São Paulo, de Ribeirão Preto. Essa rede de apoio foi essencial para superar as dificuldades e a saudade de casa”, comentou Pavan. Ele também destacou o valor de manter vínculos com sua fé, fazer trilhas e compartilhar a cultura brasileira como aspectos fundamentais para o equilíbrio durante o intercâmbio.
Em relação as principais diferenças observadas entre os sistemas de ensino do Brasil e da Itália, o egresso da UFMS citou o modelo avaliativo como o maior contraste. “Na Itália, a avaliação é feita por meio de um único exame oral no fim do semestre, o que exige muita argumentação e domínio do conteúdo. A metodologia das aulas também é mais expositiva e há maior valorização da memorização de artigos legais, incluindo epígrafes e textos exatos”, comparou.
Ao colar grau no início deste mês, Pavan reconheceu a importância da UFMS em sua formação. “A Universidade me ensinou a buscar aprimoramento constante e a não me afastar da vida acadêmica. A cultura de leitura, o acesso às bibliotecas e o incentivo à pesquisa e à extensão são diferenciais essenciais para quem quer seguir na carreira jurídica”, afirmou.
O diploma, para ele, representa muito mais do que a conclusão de um curso. “São 12 semestres de dedicação, nove na UFMS e três na Unicam. Isso me deu preparo técnico, mas, acima de tudo, resiliência e coragem para enfrentar desafios complexos. É a confirmação de que posso buscar metas ambiciosas, com confiança e fé”, finalizou.
Texto: Lúcia Santos
Fotos: Arquivo do egresso

