Gestores municipais, nutricionistas, agricultores familiares, estudantes, técnicos-administrativos e professores estão reunidos na UFMS até sexta-feira, 5, no 1º Encontro Estadual do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). As atividades são realizadas no Complexo Multiuso 1, na Cidade Universitária.
“Governo que é orientado pela ciência, acerta mais. Além da formação, temos a prestação de serviços e as diretrizes e isso facilita a tomada de decisão de gestores, com mais assertividade. A alimentação é a base para a saúde, mas também é cultura, é conhecimento, valorização dos nossos povos e da nossa história. Na Universidade Federal, todos os espaços são vivos para que possamos trabalhar esse ecossistema, conectando a sociedade e o produtor. Espero que esse encontro fortaleça o dia a dia de todos vocês. Sabemos das diferenças entre os estados e municípios, mas não tenho dúvida que há possibilidade de crescermos todos juntos”, disse a reitora Camila Ítavo, durante a abertura, que ocorreu nesta quarta-feira, 3.
O vice-reitor Albert Schiaveto celebrou a união de diferentes segmentos nesta manhã. Não poderia deixar de falar da importância desse tema relevante ao nosso país. Não há educação, formação de pessoas, se não houver segurança alimentar. A UFMS é parceira dos governos federal, estadual e municipal e pode contribuir com a alimentação escolar em todos os níveis, inclusive para os nossos estudantes. Sintam-se em casa na UFMS, um ótimo evento, um ótimo encontro”, falou.
O evento é organizado pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFMS (Cecane). “É uma honra para a Facfan sediar esse evento e também abrigar o Cecane na UFMS. Agradeço a presença de cada um que está aqui para debater, pois vocês que engrandecem esse encontro. Agradeço também aos estudantes que trabalham no evento, em especial, aos que auxiliaram na elaboração do café produzido a partir da biodiversidade que temos no Estado. Desejo que seja um ato significativo de colaboração e aprendizagem para todos nós. Que possamos sair juntos com novas ideias e compromisso renovado com a construção de uma alimentação escolar justa e sustentável para todos os alunos”, celebrou a diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan), Luciana Miyagusku.
“Temos uma imensa satisfação em recebê-los aqui. Hoje, construímos história na alimentação escolar do Estado, realizando esse primeiro evento. O Pnae é um orgulho para o nosso país e o maior programa de alimentação escolar do mundo, servindo cerca de 50 milhões de refeições por dia em 150 mil escolas. Ao longo dos seus 70 anos de existência, se consolidou como um dos principais programas de combate à fome e de garantia à segurança alimentar nutricional e também ao direito humano à alimentação adequada e saudável, temas que serão debatidos no nosso evento”, afirmou a professora da Facfan e coordenadora da iniciativa, Deise Bresan.
A docente também destacou a importância do Cecane, em especial o da UFMS. “Há duas décadas, os Cecanes têm contribuído de forma expressiva para o aprimoramento e para os avanços no Pnae. Eles têm se consolidado no país como referência no assessoramento técnico a estados, municípios e também à rede federal de ensino. Desde 2022, temos a honra de dizer que temos um Cecane em nosso Estado, com habilitação da UFMS para sediar esse Centro. O Cecane UFMS, entre 2024 e 2025, monitorou in loco 16 municípios e mais a Secretaria de Estado de Educação, capacitando aproximadamente 400 atores sociais do Pnae. Realizamos cerca de sete formações alcançando 250 conselheiros. Ainda, com nossas atividades, conseguimos chegar a mais de 70% dos municípios do Estado”, comentou.
O coordenador de Execução Financeira da Alimentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Valmo da Silva, esteve presente na cerimônia. “Parabenizo toda a organização do evento e pelo acolhimento. Tivemos muitos avanços e muitos desafios. Meu desejo a todos é que tenhamos três dias de muito diálogo, muito trabalho e muito sucesso”, disse.
A superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em Mato Grosso do Sul, Marina Ricardo, destacou que o encontro é realizado em todo o Brasil. “É importante que não cumpramos apenas os 30% exigidos de compras da agricultura familiar para a merenda escolar. Que a gente consiga aumentar esse percentual para que nossos alunos tenham acesso a uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos. Nossos assentamentos, territórios quilombolas, nossas aldeias, nossos ribeirinhos, todos têm uma produção de qualidade. Coloco o Ministério à disposição e desejo um excelente encontro, para que saiamos daqui com bons encaminhamentos”, ressaltou.
O superintendente de Alimentação Escolar do município de Campo Grande, Luiz Henrique Benites Junior, deu as boas-vindas e ressaltou o relacionamento entre a Universidade, Prefeitura Municipal, secretarias e conselho. “A Superintendência faz uma grande movimentação, temos 23 nutricionistas para atender os 115 mil alunos na rede municipal de ensino. Que tenhamos um bom evento”, desejou. Ele representou o secretário municipal de Educação da capital, Lucas Bitencourt.
“Que alegria em nome do Conselho Regional de Nutrição (CRN 3) estar aqui participando desse primeiro encontro do Pnae. Agradeço a recepção acolhedora da reitora da UFMS, Camila Ítavo. Todos que acompanham as atividades do CRN 3 têm visto o trabalho intenso feito para colaborar e discutir com os nutricionistas a importância desse programa de alimentação escolar, por meio de um grupo de trabalho. Muitos nutricionistas do Estado tiveram a oportunidade de participar de formações e todo o material produzido durante essas formações está disponível no portal do Conselho”, disse a representante do CRN 3 Rita Martins.
Participaram também da abertura do evento a coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, Adriana Rossato; a coordenadora de Compras Institucionais da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais, ligada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlinda Rezende; a presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar, Maria Garcia; o secretário-executivo do Projeto Territórios Vivos no Mato Grosso do Sul, Saulo dos Santos; a assessora da Fian Brasil, organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas, Paula Chianca; e a responsável pelo Cecane da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Alessandra Pereira, que proferiu a palestra de abertura sobre Contribuições do Pnae para Segurança Alimentar e Nutricional, Justiça Social e combate à fome. A cerimônia contou ainda com uma apresentação cultural da Rede de Saberes da UFMS.
Confira a programação completa aqui.
Texto e fotos: Vanessa Amin




















