Foi aberta hoje a 2ª Reunião Ordinária de 2018 do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), sediada na UFMS. O evento, que ocorre até o dia 8 de junho, reúne pró-reitores e representantes das 63 Universidades Federais e de dois Centros Federais de Educação Tecnológica do país.
O intuito do Forplad é trabalhar as necessidades de planejamento e administração do recurso público nas Instituições Federais de Ensino Superior. “Nós reunimos todos os pró-reitores de desenvolvimento e administração, e temos discussões técnicas a respeito das normativas, do nosso orçamento, do uso do recurso público nas universidades”, explica a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e membro da Comissão Nacional do Forplad, Kleomara Gomes Cerquinho.
Para a Pró-reitora de Administração da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Tânia Mara Francisco, a importância do evento se dá pela troca de ideias, que contribuem com a criação de novas soluções para problemas em ocorrência. “No Forplad, além de compartilhar informações, nós conseguimos trabalhar o desenvolvimento das universidades e pensar novos modelos sobre gestão, problemas, questões políticas e orçamentárias”, afirma.
O reitor Marcelo Turine esteve presente na solenidade de abertura e realizou uma apresentação institucional sobre a UFMS e as medidas tomadas em sua gestão. Segundo ele, recepcionar o Forplad é um momento inédito e especial para a Universidade. “Acolher pró-reitores de todas as Universidades Federais para debater e propor soluções de governança pública é um momento único. Nós estamos muito felizes em receber esse time para propor soluções com muita criatividade, além de ter boas práticas de gestão para usar o recurso público com a maior qualidade possível para ensino, pesquisa, extensão e graduação”.
Após a apresentação do reitor, houve um painel de boas práticas da governança com convidados da Controladoria-Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Procuradoria Federal no Estado de Mato Grosso do Sul (PFMS). Os próximos dias de evento serão contemplados com relatos das comissões, mesas de debate, palestras e reuniões.









