Participantes do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) da UFMS foram pré-selecionados para concorrer à Bolsa Mérito do Ministério das Relações Exteriores. O documento foi divulgado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e não corresponde à concessão imediata da bolsa, mas os acadêmicos estrangeiros foram aceitos para participação no processo seletivo a nível nacional.
O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Prograd, Anderson Viçoso de Araújo, explica que os estudantes que tiveram as inscrições aceitas terão a candidatura encaminhada diretamente ao Ministério, que fará a seleção em todo o país. Para essa etapa, os acadêmicos estrangeiros não precisarão se inscrever em um novo processo seletivo.
“A partir do envio da candidatura dos nossos estudantes, o Ministério faz uma seleção a nível nacional. O resultado é publicado pelo próprio Ministério de Relações Exteriores”, detalha.
O PEC-G é uma iniciativa do Governo Federal para que estudantes de países conveniados possam cursar o ensino superior no Brasil. O edital da Bolsa Mérito foi aberto para eleger, aqueles que atendem aos requisitos para participar da seleção a nível nacional, como o bom desempenho acadêmico.
Os discentes foram classificados de acordo com o coeficiente de rendimento e o menor número de reprovações. Os estudantes estrangeiros contemplados pela Bolsa Mérito receberão o benefício no valor de R$ 622 pelo período de seis meses, e o pagamento será feito diretamente na conta bancária do acadêmico. Ainda não há uma data definida para a publicação do resultado e liberação dos recursos.
“A partir da seleção pelo Ministério, a UFMS publica um novo edital com os estudantes contemplados com a bolsa”, afirma o diretor.
Confira a lista com os pré-selecionados no edital:
Texto: Mylena Rocha
