Especialistas, mestres e doutores podem se inscrever em processo seletivo para professor substituto

Entre os dias 2 e 5 de março, especialistas, mestres e doutores podem se inscrever no processo seletivo para professores substitutos na UFMS. Serão ofertadas 18 vagas para atuação no 1º semestre letivo de 2023 na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, Coxim, Três Lagoas e do Pantanal.

Segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene Walter da Silva, o processo seletivo é importante para manutenção das aulas e dos projetos institucionais. “Essas contratações são uma ferramenta para atender necessidades temporárias e excepcionais da Universidade, como por exemplo licenças ou vacâncias de professores efetivos”, explica. 

Entre as atribuições dos professores substitutos está a elaboração e cumprimento do Plano de Ensino das disciplinas; ministrar as aulas e utilizar metodologias condizentes com a disciplina; organizar e aplicar os instrumentos de avaliação; registrar a frequência dos estudantes e apresentar notas e resultados da disciplina na forma e nos prazos previstos; elaborar Relatório de Atividades do Semestre, etc.

“É uma excelente oportunidade de emprego temporário que pode durar até dois anos e que permite vivenciar a docência e contribuir com a pesquisa e a extensão em uma universidade pública”, complementa a pró-reitora.

Professora substituta da Famed ministrou a disciplina Clínica Integra 1 para o terceiro ano do curso de Medicina, em 2022

Desde 2016, a Instituição contratou 596 docentes temporários e substitutos com carga horária de 20 e 40 horas semanais. Entre os profissionais está a professora e médica infectologista Silvia Naomi de Oliveira Uehara, atualmente docente efetiva da Faculdade de Medicina (Famed) da Cidade Universitária. “A experiência como professora substituta foi boa para ver se eu realmente gostaria dessa vivência e só confirmou o que eu já sentia. É a minha forma de trabalhar, aprendendo e ensinando o que eu posso ensinar. É um trabalho que te permite crescer e continuar aprendendo continuamente, e isso é muito importante na profissão como médico. Na verdade, é o que faz o mundo progredir, continuar sempre estudando”, relata.

A professora Graziela Santos de Araujo, da Faculdade de Computação, também aproveitou a oportunidade de atuar como professora substituta para ganhar experiência de trabalho e qualificação, entre os anos de 2000 e 2002. “Ser professora substituta me proporcionou vivenciar bem o dia-a-dia do professor universitário, apesar de ainda não poder realizar qualquer tipo de tarefa que um professor efetivo realiza. Mas, o principal, que é a convivência diária com os alunos, foi uma experiência importante para a decisão de continuar como professora”, declara a docente efetivada em 2010.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas por meio do portal concursos.ufms.br.

O processo seletivo será composto por três etapas. Entre elas estão a prova escrita objetiva agendada para 13 de março; a prova didática, a ser realizada nos dias 20 e 21 de março; e a prova de títulos. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 27 de março no Boletim Oficial da UFMS

Para se inscrever são necessários documentos de identidade, CPF, currículo Lattes documentado e cópia do diploma de graduação. Para candidatos com a titulação de Doutorado, cópia do título de doutor ou da ata de defesa do doutorado. Para a titulação de Mestrado, cópia do título de mestre ou da ata de defesa do mestrado. Especialistas devem apresentar a cópia do certificado ou declaração de conclusão do curso com histórico escolar. No caso de estrangeiros, além dos documentos citados, é obrigatório o envio do Registro Nacional de Estrangeiro.

O conteúdo programático e requisitos específicos para cada vaga serão divulgados nos editais de cada Unidade. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas abaixo:

 

EDITAL (PROGEP_RTR) n 33, de 22-02-2023.

 

Texto: Thalia Zortéa

Foto: Silvia Naomi de Oliveira Uehara