Escola de Dança da UFMS apresenta espetáculo de encerramento das atividades de 2025

A Escola de Dança da UFMS realiza, no dia 13 de dezembro, às 18h, no Teatro Glauce Rocha, o espetáculo Eco(ar): na natureza, as histórias são assim. A apresentação encerra o calendário de atividades de 2025 e reúne 13 turmas de diferentes modalidades, que levarão ao palco uma proposta artística voltada ao diálogo entre natureza, sensibilidade e criação coletiva. A entrada é gratuita, aberta ao público e os ingressos podem ser reservados neste link.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Lia Brambilla, destaca que o crescimento da Escola de Dança ao longo deste ano representa muito mais do que um aumento de turmas ou participantes. “Ele sinaliza um retorno vibrante de uma comunidade artística que encontrou na UFMS um espaço fértil para criar, aprender e se transformar. […] Essa energia renovada fortalece a convicção de que a cultura é um eixo estratégico de desenvolvimento humano e universitário”, enfatiza. Segundo ela, esse movimento também tem impacto direto no planejamento das ações culturais, impulsionando a ampliação da programação, a qualificação dos espaços de formação artística e a integração da dança com iniciativas maiores da Universidade, como os programas de extensão, a popularização da ciência e os grandes eventos culturais. “Quando vemos crianças, jovens e adultos ocupando nossos palcos e estúdios, e quando vemos o trabalho da equipe dedicada da Proece, percebemos que estamos consolidando uma cultura universitária mais viva, mais diversa e mais conectada com a sociedade”, completa.

A coreógrafa e coordenadora da Escola de Dança, Mariana Cavalcante, explica que o espetáculo foi pensado para dialogar com públicos de todas as idades. “Utilizando conceitos como sustentabilidade e inovação, a equipe organizou o espetáculo de um jeito que fizesse sentido para toda a Escola, que atende desde crianças de 5 anos até turmas de balé clássico, com alunos de 30, 40 e 50 anos. A ideia é que todos compreendam o tema e possam falar sobre natureza tanto no dia a dia quanto em uma perspectiva ampla”, esclarece.

O espetáculo também mobiliza estudantes dos cursos de Artes Visuais e Audiovisual, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, além de bolsistas da Proece, responsáveis pelos figurinos, iluminação e controle audiovisual. As 13 turmas se apresentam ao longo da noite em coreografias de balé clássico, jazz, dança contemporânea, dança do ventre, K-pop e outras modalidades, construindo uma narrativa sobre meio ambiente, preservação e formas de convivência com a natureza.

Mais informações sobre o espetáculo podem ser conferidas na página e no perfil no Instagram da Escola de Dança da UFMS.

Texto: Heloísa Garcia e Douglas Rebelato, estagiário da Agência de Comunicação Social e Científica