Na última semana, acadêmicos do curso de Enfermagem da UFMS realizaram uma ação educativa para agentes comunitários de saúde. No dia 15, um grupo de quatro estudantes foram até a Unidade Básica de Saúde Dona Neta com o objetivo de motivar os agentes em relação a importância da atividade desenvolvida por eles.
Esta ação fez-se necessária por causa da desmotivação profissional evidenciada nas falas de condições desfavoráveis de trabalho, como a rotina exaustiva, a dificuldade de locomoção, falta de resolutividade de suas ações e reconhecimento de sua importância nas mais variadas instâncias da sociedade, diz a acadêmica Janaina Marcon. Nesta ação, foram utilizadas falas gravadas de indivíduos da comunidade, enfermeiros e da gerência da unidade.
De acordo com a professora Priscila Marcheti Fiorin, o trabalho na UBS foi desenvolvido como parte do Estágio em Rede Básica de Serviços de Saúde 2. Segundo ela, os estudantes realizaram primeiramente um diagnóstico situacional da unidade e , depois, um planejamento estratégico sobre os principais problemas levantados. Uma das coisas observadas pelos alunos foi a desmotivação dos agentes em relação a sua função junto à comunidade. “No final da atividade os agentes estavam renovados em relação à importância do seu papel e agradeceram pela ação educativa, que, segundo eles, nunca havia sido realizada”, comenta Priscila.
