Teve início hoje na UFMS o Encontro Regional Centro–Oeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). O evento reúne os Pró-Reitores das Universidades públicas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Brasília, bem como servidores que trabalham nas Pró-Reitorias. O objetivo é discutir e elaborar um documento que será apresentado no Encontro Nacional, no fim de maio.
A abertura do evento foi realizada no auditório 2 do Complexo Multiuso e contou com uma apresentação cultural executada por alunos do curso de Música. Estiveram presentes o Reitor da UFMS, Marcelo Turine; a Vice-Reitora, Camila Ítavo; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UFMS, Ana Rita Barbieri Filgueiras; o coordenador regional do Fórum e Pró-Reitor de Ações Comunitárias e Assuntos Estudantis da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Pablo Christiano Barboza Lollo; o Decano de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília (UNB), André Luiz Teixeira Reis; a Pró-Reitora de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Erivã Garcia Velasco e a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Marcia Regina Martins Alvarenga.
O coordenador regional do Fórum, Pablo Christiano Barboza Lollo, agradeceu a Universidade por sediar o evento e a todos que se deslocaram até Campo Grande para as discussões. “A assistência estudantil ajuda a democratizar o ensino superior no Brasil e ajuda a evolução e desenvolvimento do próprio País. Acredito que teremos aqui discussões frutíferas, poderemos desenvolver muitas ideias e assim nos aproximarmos cada vez mais das demandas dos nossos discentes e de cada instituição da nossa região Centro Oeste. Acredito também que esse é um ótimo caminho para desenvolvermos cada vez mais a nossa assistência estudantil, principalmente nos tempos difíceis que vivemos”, declarou.
O Reitor, Marcelo Turine, destacou que os alunos são prioridade de sua gestão e lembrou que a união das instituições é importante para o fortalecimento das ações. “Desde que assumimos a administração em novembro de 2016, temos trabalhado para colocar o aluno como prioridade institucional porque acreditamos que assim deve ser. Estamos, sim, vivendo um momento de contingenciamentos, mas nossos alunos não podem ser prejudicados. Precisamos de políticas que tenham impacto, que obtenham resultados. Não queremos ferir a autonomia de cada instituição, mas o trabalho conjunto é imprescindível para o alinhamento de políticas, para que tenhamos mais força e para que de alguma forma possamos auxiliar também o Ministério da Educação a desenvolver ações específicas para a Região”, afirmou.
A Pró-Reitora da UFMS, professora Ana Rita Filgueiras, ressaltou que existem as características de cada instituição e municipalidade, mas, de maneira geral, os problemas das instituições públicas se assemelham. “Nesse sentido é importante que nos encontremos e discutamos para que possamos encaminhar políticas para a esfera nacional”, pontuou.
FONAPRACE
O Encontro Regional Centro–Oeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis está sendo realizado nos dias 11 e 12 de maio na UFMS. A programação completa pode ser conferida no link a seguir: https://www.ufms.br/ufms-sedia-fonaprace/








