A Cidade Universitária recebe a partir de hoje, 12, até sexta-feira, 15, a 9ª Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul (RAMS). O evento tem como tema “Antropologias emergentes – perspectivas a partir do Centro-Oeste” e pretende reunir pesquisadores, estudantes e demais interessados para refletir sobre dilemas, dificuldades e possibilidades em torno dos novos olhares antropológicos. O evento é gratuito e aberto a todos.
Um dos coordenadores do evento, Ricardo Luiz Cruz, destaca que a Reunião é um espaço de discussão a respeito da prática e do conhecimento antropológico desenvolvidos no Estado de Mato Grosso do Sul e na região Centro-Oeste. “O foco do evento é nas pesquisas, teorizações ou discussões antropológicas que vêm sendo feitas a partir de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, seja de um ponto de vista institucional ou que tratam da vida social nesses estados”, comenta.
Durante os dias do evento estão previstos oito Grupos de Trabalho, quatro minicursos, duas mesas-redondas, apresentações artísticas e conferências de abertura e encerramento. “Tais atividades serão dedicadas à apresentação, reflexão e problematização de perspectivas que evidenciem o Centro-Oeste como novo espaço de diálogo com a produção antropológica contemporânea”, reforça o coordenador.
A primeira Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul foi realizada em 2008 e desde então oito edições já foram feitas. Essa é a quinta vez que a UFMS sedia o evento. Para se inscrever e obter mais informações sobre a programação, acesse a página do evento.
Texto: Raquel Alves
