Enactus Brasil seleciona oito estudantes da UFMS em programa nacional de empreendedorismo

Oito dos 60 estudantes de todo o país selecionados para integrar ações de empreendedorismo social e sustentabilidade do programa Jovens Talentos da Enactus Brasil são da UFMS. Os integrantes da iniciativa terão a oportunidade de desenvolver competências de impacto positivo, com formação, mentoria e networking, além de participar de encontros periódicos e projetos voltados à promoção de renda, inclusão e boas práticas ambientais.

O programa escolheu estudantes de cinco Times Enactus da Universidade: da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) e da UFMS de Aquidauana (CPaq), de Campo Grande, de Chapadão do Sul (CPCS) e de Nova Andradina (CPNA). Atualmente, a Instituição já representa 10% da rede Enactus Brasil, com dez times participantes.

Com o compromisso de fazer a ponte entre estudantes, empresas e comunidades, a Enactus Brasil é uma das 33 nações que operam a organização internacional sem fins lucrativos Enactus. No país, a entidade capacita universitários a desenvolverem projetos de empreendedorismo social e sustentabilidade por meio de times.

As equipes, sempre orientadas por professores, criam soluções práticas para comunidades vulnerabilizadas, visando melhorar meios de subsistência e gerar impacto positivo por onde atuam. Desde 2016, os projetos desenvolvidos são vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Para o coordenador do programa de extensão Times Enactus UFMS: Desenvolvendo e fortalecendo o empreendedorismo social em Mato Grosso do Sul, Geraldino Araújo, esse protagonismo também se evidencia na seleção da Enactus Brasil. “Uma das formas de fomentar ações [para o desenvolvimento de comunidades] é o programa Jovens Talentos, que oferta uma formação com mentores. Isso engaja os estudantes no time, ao mesmo tempo que os prepara para o mercado de trabalho. E tudo isso está vinculado à extensão universitária e à missão da UFMS”, comenta.

O professor assegura que o destaque conquistado é um trabalho de muitas mãos. “A reitora Camila Ítavo conheceu a Enactus Brasil e iniciou o trabalho de conectar pessoas, propor ações e desenvolver os times. A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), que já conhecia o movimento Enactus realizado em dois câmpus, organizou o programa de extensão e auxilia na prática das ações. Os professores e os estudantes, que são a parte mais importante dos times, toparam o desafio. Mais recentemente, com o Programa UFMS Impacta, a Agência de Inovação (Aginova) veio somar, formalizando os times e fortalecendo ainda mais as ações”, detalha.

“Na UFMS, existe uma espécie de ecossistema de empreendedorismo social, pois os times se conhecem, trocam figurinhas. Esse é um dos nossos diferenciais. A Enactus Brasil tem incentivado cada vez mais a cooperação e a colaboração entre os times participantes, e a nossa Universidade já conta com essa experiência”, enfatiza o coordenador dos Times Enactus UFMS.

Neste ano, a Universidade sediará o Encontro Nacional Enactus Brasil (Eneb) 2026, que está marcado para ocorrer entre os dias 21 e 24 de julho, na UFMS de Campo Grande. Como tradição, haverá uma premiação nacional em reconhecimento ao trabalho e à dedicação dos times Enactus de todo o país que impactam positivamente suas comunidades por meio de diversos projetos de empreendedorismo social. No Eneb 2025, cinco times Enactus da UFMS e seus integrantes foram premiados em várias categorias.

Estudantes selecionados

Recém-chegada ao Time Enactus do CPaq, a estudante de Administração Ester Cintra já comemora a notícia. “É muito significativo participar do programa Jovens Talentos ao lado de mulheres incríveis da equipe, que me inspiram e fortalecem diariamente. Mesmo sendo novata, essa oportunidade me motiva ainda mais a aprender, contribuir ativamente com os projetos e crescer coletivamente”, afirma.

Por sua vez, a estudante de História do CPaq Kalyne Terena reforça o potencial da seleção. “Saber que estou entre os Top 60 do Brasil me deu ainda mais força para continuar acreditando no que faço e no impacto que a gente constrói coletivamente. É a confirmação de que estou no caminho certo, tanto como estudante quanto pessoa, e isso mostra que o trabalho feito em nossa cidade tem valor e alcance”, assegura.

Também incluída na lista dos selecionados, a estudante de Matemática do CPaq Luana Bueno agradece a oportunidade. “É ainda mais especial representar o Time Enactus da UFMS de Aquidauana ao lado de duas mulheres inspiradoras. Agora, espero absorver o máximo das mentorias da rede Enactus, desafiar meus limites e voltar com ferramentas para impulsionar iniciativas inovadoras na nossa região”, almeja.

Integrante do Time Enactus da UFMS de Campo Grande, a estudante de Engenharia de Software Giovanna Silva relata sua surpresa. “Quando me inscrevi, não imaginava que seria selecionada. Receber essa notícia foi muito especial, pois representa uma oportunidade única de aprendizado, troca de experiências e contato com estudantes de diferentes realidades, ideias e projetos que acreditam no impacto social como ferramenta de transformação”, conta.

“Cada hora dedicada [ao time] e cada desafio superado valeram a pena”, comemora a estudante de Engenharia Ambiental da UFMS de Campo Grande Isabela Mendonça. “Isso me traz um novo gás para continuar transformando realidades. Espero mergulhar de cabeça nessa jornada, aprender muito e voltar com uma bagagem gigante de conhecimento para fortalecer nossos projetos locais”, adiciona.

Para o estudante de Engenharia de Produção do CPNA Giovani Rizzo, o sentimento é de vitória. “É a sensação de que uma porta importante se abriu para a minha formação e que, a partir de agora, terei acesso a uma rede de conhecimento e conexões que farão muita diferença. Minha expectativa é aproveitar ao máximo cada encontro, utilizando-os como degraus para todo tipo de crescimento”, analisa.

O estudante de Tecnologia da Informação e membro do Time Enactus da Agead Marcelo Bernardo fala sobre a emoção do resultado. “Esse reconhecimento vai muito além, não é só um esforço meu, e sim o resultado de um trabalho coletivo. Espero absorver ao máximo os conhecimentos oferecidos pelo programa, trocar experiências com outros jovens talentos do Brasil e transformar esse aprendizado em ações concretas que gerem impacto positivo e duradouro”, pontua.

No CPCS, o estudante selecionado Kevin Lorini é vinculado ao curso de Administração. Esse resultado representa um passo importante na minha trajetória pessoal e profissional. Tenho o sonho de me desenvolver cada vez mais, participar de programas de trainee, construir uma carreira com visão internacional e criar conexões verdadeiras com pessoas que também acreditam em impacto e transformação”, conclui.

Texto: Raul Delvizio

Foto: Arquivo dos participantes