Na tarde desta terça-feira, 16, a reitora Camila Ítavo deu posse à diretora da UFMS de Aquidauana (CPaq), Ana Graziele Toledo. A cerimônia teve a presença dos pró-reitores de Administração e Infraestrutura (Proadi), Hércules Sandim, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Fabrício Frazílio; do responsável pela Prefeitura Universitária, Nilton Torres, e da diretora de Contratos e Convênios da Proadi, Panmella Oguido; professores e técnicos-administrativos da Universidade.
Durante a solenidade, a reitora parabenizou a professora pelo trabalho realizado até então em Aquidauana e destacou a felicidade em ver o cumprimento da função social da Universidade no município. “Quero agradecer imensamente em nome da Universidade, sou professora como Ana e como vários aqui, como tem vários técnicos também que assumem a gestão, mas essencialmente todos nós somos servidores públicos, a gente se coloca à disposição por um período e depois a gente retorna às nossas atividades. […] A gente sabe que não é simples estar na gestão, todos abdicam de muitas coisas, como na nossa atuação, e a gente abdica mesmo porque é uma missão e eu acredito muito que é um chamado a amar mais, a servir mais”, disse.
A professora Ana Graziele Toledo é bacharel em Administração pelo Centro Universitário Claretiano e tecnóloga em Secretariado Executivo Bilingue pela Universidade Braz Cubas, especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela Universidade São Judas Tadeu, mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo e doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas. Seu primeiro mandato como diretora do CPaq teve início em 2021, quando assumiu o cargo no lugar do professor Auri Claudionei Matos Frübel.
“Para mim, é um dia bastante emocionante. Sabe quando você olha e vê pessoas amigas? É o que eu vejo aqui e isso é uma felicidade muito grande pra mim. Mais ou menos quatro anos atrás, eu tomava posse naquele que eu achava que seria o primeiro e único mandato aqui no Câmpus de Aquidauana”, relembrou a diretora. “Estar na liderança do Câmpus de Aquidauana, sendo uma mulher sozinha, com a sua filha, na cidade que nós escolhemos pra viver era muito desafiador. […] Ocupar posições de liderança para nós, mulheres, é sempre mais desafiador. De verdade, eu espero, meu desejo é que um dia eu possa ver isso ser diferente para nós”, falou. “Das muitas coisas que eu poderia dizer hoje, escolhi falar de uma delas apenas, que é gratidão”, celebrou Ana Graziele.
Também estiveram presentes autoridades municipais,
como o prefeito de Aquidauana, Mauro Batista; a diretora do Câmpus de Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Andréa Rosa; o comandante do Corpo de Bombeiros responsável pelo atendimento nos municípios de Aquidauana, Anastácio e Bodoquena, capitão Carlos Antônio Saldanha; o comandante do Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Aquidauana, tenente Cícero Fabrini; e a vereadora Anna Saravy. O grupo aproveitou a oportunidade ainda para visitar instalações do câmpus.
Texto: Thalia Zortéa e Bianka Macário
Fotos: Arquivo do câmpus
