Diretor da AGU fala sobre ferramentas de tecnologia para gestão pública

“Ferramentas de Tecnologia para Gestão de Processos na Administração Pública Federal – Caso Sapiens Advocacia-Geral da União (AGU)” foi o tema do primeiro encontro do Ciclo de Inovação em Processos de Gestão e Tecnologia, organizado pela da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova). O assunto foi abordado pelo diretor de Gestão Estratégica da AGU, Caio Castelliano de Vasconcelos na manhã desta quarta-feira, na sede da Agência, localizada na Cidade Universitária.

“O Ciclo de Inovação em Processos de Gestão e Tecnologia faz parte da estratégia da Aginova de trazer, para a UFMS e para seus parceiros institucionais, oportunidades de reflexão sobre modelos de gestão pública, apostando na inovação para aumentar a eficiência e a efetividade das ações e resultados”, explicou a diretora da Aginova Nilza Emy Yamasaki. Além disso, a diretora ressaltou a importância do compartilhamento de conhecimento com gestores conhecidos nacionalmente. “A palestra do diretor de Gestão Estratégica da AGU, Caio Castelliano, foi o marco inicial dessa iniciativa de trazer gestores nacionais para compartilharem o modo de fazer e promover a modernização das instituições, aliando planejamento, estratégia e tecnologia”, acrescentou.

Para o reitor Marcelo Turine discutir a gestão pública é de fundamental importância. “Precisamos melhorar cada vez mais a nossa forma de administrar. Esse tema vem ao encontro das necessidades da Universidade e de outros órgãos públicos. Desde o início da nossa gestão, vimos investindo em gestão e governança e, hoje, posso dizer que é uma das instituições federais do país que tem o maior papel de transparência e governança. Nossos indicadores junto aos órgãos de fiscalização são bastante positivos”, destacou o reitor, que também agradeceu a Aginova pela organização do evento.

“É uma satisfação para mim estar aqui na Universidade. Sou doutorando em Administração e gosto bastante desse ambiente acadêmico, pois aqui colhemos informações e adquirimos conhecimento que serão aplicados nas organizações nas quais atuamos. Procurei mostrar hoje um pouco da experiência em gestão estratégica na AGU”, disse Caio.

Para agilizar o trabalho dos procuradores nos estados, a AGU tem investido em inteligência artificial e procedimentos automatizados. O Sapiens é um sistema web completo de apoio à produção de conteúdo jurídico e controle de fluxos administrativos, focado na integração com os sistemas informatizados do Poder Judiciário e do Poder Executivo. O sistema atua em várias frentes, e procura, em todas elas, simplificar rotinas e expedientes. Auxilia, na elaboração da defesa judicial, com a sugestão de modelos e teses e com a possibilidade de manipulação facilitada de elementos textuais (inclusão e ordenação de teses, migração automática dos metadados do processo para o modelo, etc.), com foco na padronização da identidade visual das peças processuais. Realiza, através de um módulo de inteligência artificial, a triagem dos processos e a indicação de teses potencialmente cabíveis no caso concreto, auxiliando no processo de tomada de decisão e na elaboração da peça processual.

Unifica e relaciona os elementos constantes do dossiê administrativo eletrônico e do dossiê judicial, permitindo a migração seletiva e controlada de peças do primeiro para o último. Promove a orquestração dos vários sistemas informatizados da administração pública (Sicau, sistemas da Justiça Estadual e Federal, Plenus, CNIS, Siape, etc.), de forma transparente para o usuário. Gerencia e oportuniza a adoção de modelos e teses de direito padronizadas em âmbito nacional, de forma a tornar coesa a atuação dos advogados públicos federais em todo o território nacional e em todas as instâncias. O sistema Sapiens foi desenvolvido pelos procuradores federais Eduardo Alexandre Lang e Mauro Lucio Baioneta Nogueira, utilizando apenas tecnologias abertas e licenças de domínio comum. A linguagem escolhida para o desenvolvimento do sistema foi PHP sobre uma plataforma Apache/MySQL.

Participaram desse primeiro encontro, cerca de 40 pessoas entre gestores, técnicos e professores da UFMS, e representantes da AGU, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Universidade Federal da Grande Dourados, Ordem dos Advogados do Brasil e Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura.

Próximos encontros – Já estão agendados mais dois encontros do Ciclo de Inovação, que ocorrerão no dia 9 e 13 de dezembro, no Espaço Inovatio, na sede da Aginova (próxima às quadras cobertas). No dia 9, será realizada a palestra “Avaliação de Políticas Públicas e Governança como ferramentas da Inovação na Gestão Pública”, com Fabiana Magalhães Almeida Rodopoulos, da Casa Civil da Presidência da República. E no dia 13, serão discutidas as “Perspectivas para desenvolvimento e inovação da Internet no Brasil”, com Maximiliano Martinhão, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Texto e fotos: Vanessa Amin, com informações de Uyara Kamayurá (AGU) e Mara Machado (estagiária de Jornalismo)