Dia Estadual da Educação Superior é celebrado com condecorações

No dia 22 de agosto, às 19h30min, será realizada sessão solene de condecorações referente ao Dia Estadual da Educação Superior, instituído em 21 de agosto, pela Lei 5.040/2017. Na ocasião, serão entregues a medalha Darcy Ribeiro e comenda Pedro Pedrossinan. As homenagens serão outorgadas pelo Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE/MS) e pela Assembleia Legislativa.

Como indicação da UFMS serão homenageados para receber a comenda, o primeiro reitor da Universidade, professor João Pereira da Rosa, e para receber a medalha a professora Neli Kika Honda.

A Medalha Darcy Ribeiro e a Comenda Pedro Pedrossian foram instituídas pela Resolução 19/2018 e objetivam reconhecer as contribuições de professores, pesquisadores e outros profissionais do meio acadêmico à educação superior sul-mato-grossense.

Segundo a Resolução, a Medalha Darcy Ribeiro será concedida “a personalidades integrantes de carreiras acadêmicas, professores, pesquisadores, técnicos, servidores, funcionários ou dirigentes, em atividade ou não, que tenham prestado relevantes serviços para o engrandecimento do ensino, pesquisa ou extensão nas instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul”. Já a Comenda Pedro Pedrossian, será destinada “a personalidades que tenham prestado relevantes serviços para o engrandecimento do Ensino Superior Sul-Mato-Grossense”.

Homenageados

João Pereira da Rosa é um dos precursores da anestesia moderna em Campo Grande (MS) e atuante na Associação Médica da cidade. Nos anos 60, ministrou aulas na Faculdade de Farmácia e Odontologia, embrião da então Universidade Estadual de Mato Grosso, posteriormente federalizada e tornada UFMS. Foi Reitor pro tempore no período de 1970 a 1974 e Reitor Estatutário de 1974 a 1978. Foi professor de Farmacologia do Departamento de Morfofisiologia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, e Diretor Geral do Núcleo do Hospital Universitário. É autor do livro “As duas histórias da Universidade”, em que relata a criação da UFMS. Atuou como vereador em Campo Grande, foi presidente das Fundações de Cultura, Desporto, Trabalho e Promoção Social, fundou os bancos de sangue da Santa Casa e da Maternidade, além de fazer parte do corpo clínico da Santa Casa e da Clínica Campo Grande. Foi também Delegado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra  de MS.

 

Neli Kika Honda é Licenciada em Química e Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná, e Doutora em Química Orgânica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Araraquara). Ingressou na UFMS em 1970, no então Instituto de Ciências Biológicas. Ministrou aulas no curso de Farmácia e Bioquímica e foi Diretora do Centro de Estudos Gerais, na então Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), entre 1975 e 1977. Foi Coordenadora de Pós-Graduação da Universidade nos anos 80, ministrou aulas no curso de Química nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado. Coordenou o curso de Licenciatura em Química e atuou como Diretora pro tempore do Instituto de Química, quando da sua implantação.

 

 

Texto: Ariane Comineti