Desafio movimenta a Universidade com integração, esporte e competição

Na manhã deste sábado, 8, foi promovido o Desafio das Atléticas e das Unidades da UFMS 2025. O evento reuniu estudantes, professores, técnicos-administrativos, gestores e pessoas da comunidade externa em uma manhã de integração e competição. A atividade teve o apoio da Federação de Corrida e Orientação de Mato Grosso do Sul (FOMS) e da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

As atividades tiveram concentração no Mercado Escola, de onde os participantes seguiram para as provas e desafios propostos. A iniciativa buscou promover o espírito esportivo, o trabalho em equipe e o fortalecimento dos laços entre as diferentes associações atléticas e unidades acadêmicas da Instituição, com a participação das pró-reitorias, faculdades, institutos, escola e agências da UFMS, além de pessoas da comunidade externa.

A secretária de Projetos, Eventos Esportivos e de Lazer da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Sarah Melo, destacou o caráter inovador da atividade e seus benefícios para o bem-estar coletivo. “Nosso objetivo maior era promover um momento de integração entre todos. Estamos aqui hoje para realizar esse primeiro desafio, que simboliza exatamente isso. É um momento em que vamos trabalhar também a nossa saúde mental. Nesse esporte, não vence quem tem o melhor preparo físico, e sim quem tem a melhor estratégia. É um esporte de raciocínio e planejamento. Trazer essa experiência para os servidores é uma alegria e uma grande satisfação. Queremos inovar, fortalecer o espírito de equipe e tornar a nossa Universidade cada vez mais humana e sustentável”, ressaltou.

Sarah ainda explica que, durante o desafio, cada participante escolhe o próprio percurso. Ao receber um mapa, o competidor precisa identificar e percorrer os pontos indicados, passando por todos eles na ordem correta. A atividade exige atenção, estratégia e capacidade de orientação. “Todos os  participantes recebem um chip no dedo, que deve registrar em cada ponto do percurso. Além disso, eles também recebem um mapa, onde todas as equipem passam pelo quatro percursos. Ganha quem completar os mapas corretamente no menor tempo. A gente espera que seja uma experiência bem divertida, especialmente porque o revezamento torna tudo ainda mais animado”, contou.

Na competição entre servidores, o primeiro lugar ficou com a Proece, seguida das equipes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Biblioteca Central. Para a servidora da Proece Márcia Freitas, a participação representa uma oportunidade de valorizar o trabalho das equipes e promover o espírito de colaboração entre os servidores. A sua equipe conquistou o primeiro lugar no Desafio das Unidades. “Para nós, é uma baita alegria! Nossa unidade promove basicamente todos os eventos institucionais, então foi muito bom poder participar deste também. Claro, o importante é participar, mas ganhar é sempre muito bom. Aproveitamos para convidar nossos colegas para, na próxima edição, estarem aqui junto com a gente”.

A servidora da Prograd Diana de Lima ficou animada em participar com suas colegas. “Estamos com três equipes inscritas e ficamos curiosas para conhecer um pouco mais sobre a corrida orientada. Acho que essa experiência faz com que a gente incentive outras pessoas do nosso setor e também a comunidade universitária como um todo a se envolver. Eu e algumas colegas já praticamos o esporte da corrida, e acabei incentivando também as meninas da Prograd a participar também, pois o esporte está muito presente na nossa rotina e, na minha vida, especialmente. Eu gosto de correr, gosto de fazer academia e acredito que só temos a ganhar quando cuidamos da nossa saúde”, afirmou.

Entre as atléticas, a vitória foi da Faculdade de Direito (Fadir), com segundo, terceiro, quarto e quinto lugar, respectivamente, das faculdades de Educação (Faed); Computação; Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição; e Medicina.

“Essa é uma iniciativa muito boa da UFMS, oferecendo um outro tipo de prova e uma programação esportiva diferenciada. […] Ter essa ação promovida pela UFMS, com as atléticas engajando e participando, aproxima ainda mais a administração e mostra o esforço da Instituição em querer que as atléticas continuem ativas e não acabem”, falou o participante da Fadir, André Luiz.

O estudante da Faed Vinícius Machado participou do desafio com entusiasmo. “Aqui foi muito bom! Eu já tinha tido uma experiência parecida no Exército, durante o acampamento básico, quando participei de uma corrida de orientação, mas esse Desafio da UFMS foi muito interessante para reviver esse momento, ainda mais junto com meus amigos do curso. Foi bem legal e desafiador. O pessoal é muito empolgado e esse clima de competição traz um entusiasmo a mais, dá ânimo. […] É uma atividade divertida, interessante e desafiadora. Pode ser vista como um momento de lazer, algo tranquilo para conhecer o esporte, mas quando juntamos isso com a competição, a energia é outra. Fica ainda mais emocionante”, concluiu.

 

Texto: Lúcia Santos

Fotos: Raul Delvizio