Cursos de Ciências Biológicas e Matemática da UFMS de Aquidauana conquistam nota máxima

As licenciaturas em Ciências Biológicas e em Matemática do Câmpus da UFMS de Aquidauana (CPaq) são os mais recentes cursos de graduação da UFMS a conquistarem a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Com esse resultado, a Universidade já soma 23 cursos avaliados com conceito cinco neste ano. O processo de reconhecimento leva em consideração a organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico e a infraestrutura, a partir de uma avaliação in loco realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“O reconhecimento de curso, assim como suas renovações, transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco, que culmina em um relatório da comissão de avaliadores, sendo gerado o Conceito de Curso (CC). Essas avaliações in loco dos cursos de graduação são balizadas por instrumentos de avaliação de cursos de graduação, que são compostos por mais de 50 indicadores. […] Desta forma, temos alguns cursos de graduação da UFMS que passam ciclicamente pela etapa de reconhecimento do curso ou de renovação do reconhecimento”, explicou a diretora de Avaliação Institucional, Heloísa da Costa.

A diretora do CPaq, Ana Graziele Toledo, celebrou a conquista da nota máxima de todos os cursos de graduação avaliados no último ciclo avaliativo. “o céu de nossa cidade está mais estrelado graças ao empenho de todas as pessoas da nossa comunidade universitária”, comemorou. “Estamos muito felizes com a nota. Ela, na verdade, revela o resultado de um trabalho que integra ensino, pesquisa e extensão, que entrega excelência na formação de nossos estudantes e da nossa missão institucional”, afirmou.

“Quero agradecer a todos da nossa comunidade universitária que se dedicam diariamente a obter a nota máxima. A avaliação formal é um momento, contudo o resultado não veio deste único momento, mas de toda uma trajetória de amor à educação que transforma e à ciência que dá vida”, complementou a diretora.

Com 28 anos de existência, cerca de 410 profissionais formados e nove professores, o curso atende 158 estudantes oriundos de diversos municípios do Estado, como Aquidauana, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Nioaque, Bodoquena e Miranda. “O curso sempre teve a atenção necessária, tanto da direção do câmpus, quanto das pró-reitorias e Reitoria, permitindo o desenvolvimento de um trabalho que permitisse o êxito do ensino, da pesquisa e da extensão em um ambiente inovador e acolhedor. Estou no câmpus desde 1990, entrei aqui como estudante, passei primeiro no concurso de técnico de laboratório e trabalhei no curso por 14 anos, de 1993 a 2007. Iniciei minha carreira docente no finalzinho de 2007 e atualmente estou como coordenador do curso. Quis o destino que este reconhecimento ocorresse agora”, revela o coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Ricardo Pereira.

“Esta avaliação quer dizer que estamos no caminho certo e que ajustes são necessários para que não nos desviemos dele. Muito trabalho nos espera aqui na Biologia, temos o desafio de talvez iniciar um processo de verticalização e fortalecimento do curso. Precisamos hoje olhar com mais atenção ao processo de inclusão e acessibilidade em nossa Universidade, ainda estamos dando os primeiros passos nesta área, mas a nota Máxima é um estimulo para seguirmos adiante, olhar para frente e não ter medo do que virá”, afirma Pereira.

O coordenador da Licenciatura em Matemática, Thales Paiva, também é egresso da UFMS e comenta que a conquista tem um significado especial. “É como retribuir à Instituição e ao curso que me formaram, contribuindo agora para sua consolidação. Estar na coordenação nesse período e ver o curso alcançar a nota máxima no MEC é motivo de orgulho, mas também de grande responsabilidade, pois reafirma nosso compromisso com a continuidade desse trabalho”, conta.

“Nosso objetivo é garantir não apenas a excelência acadêmica e curricular, mas também uma formação humana que dialogue com as demandas sociais de nossa comunidade. […] Queremos que nossos estudantes saiam daqui preparados não apenas como profissionais competentes, mas também como cidadãos críticos, comprometidos e conscientes de seu papel social”, acrescenta o coordenador.

Texto: Thalia Zortéa