Curso de extensão proporciona atuação mais inclusiva e consciente no atendimento educacional

Oferecido em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC), o curso de extensão Construindo Caminhos: Ações e Desafios do Atendimento Educacional Especializado nos primeiros anos da Educação Básica recebe inscrições até 19 de agosto. A capacitação será oferecida entre os meses de setembro e dezembro na modalidade on-line, com 500 vagas, para professores e gestores da rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul e de todo o país. Para se inscrever de forma gratuita, clique aqui.

“A proposta do curso é qualificar profissionais da educação para uma atuação mais consciente, inclusiva e efetiva no atendimento educacional especializado. Os gestores, em especial, terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre políticas públicas, legislação, organização dos serviços de apoio à inclusão e estratégias para a promoção de uma cultura escolar que respeite as diferenças e assegure o direito à aprendizagem de todos os estudantes”, ressalta a diretora da Faculdade de Educação (Faed), Milene Bartolomei.

Para a diretora, a ação é fundamental para fortalecer as práticas de gestão inclusiva nas escolas públicas. “O curso vai auxiliar os gestores na tomada de decisões mais assertivas, alinhadas aos marcos legais da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Além disso, oferece ferramentas para o planejamento institucional, o acompanhamento pedagógico e a articulação com os serviços intersetoriais, essenciais para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial”, explica.

Segundo Milene, a formação também contribui para ampliar o repertório pedagógico dos profissionais e promover espaços de reflexão coletiva sobre os desafios e potencialidades da inclusão escolar no contexto das redes públicas de ensino. “Nossa expectativa é de que a demanda de inscritos seja bastante significativa, dada a relevância e atualidade da temática, a abrangência nacional da oferta e a gratuidade da formação. O curso é voltado prioritariamente para gestores e professores da rede pública de ensino, mas também está aberto a outros profissionais da educação e interessados na área da educação especial, desde que atendam aos critérios estabelecidos no edital”, complementa.

Ainda de acordo com a diretora, a participação ativa da Faed reforça o compromisso da Universidade pública com a formação continuada de qualidade e com a efetivação do direito à educação para todos. “A coordenação do curso de extensão está sob responsabilidade da Faculdade de Educação da UFMS, referência regional na formação de professores e na promoção de práticas educacionais inclusivas. […] Os módulos formativos serão ministrados por essa equipe multidisciplinar, composta por professores com sólida trajetória acadêmica e profissional, garantindo uma abordagem teórica e prática, com base em pesquisas atualizadas, diretrizes legais e experiências concretas do cotidiano escolar”, acrescenta Milene. A formação terá a participação de professores da UFMS e de profissionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

Mais informações sobre o curso de extensão estão disponíveis no edital abaixo:

EDITAL (PROECE_RTR) n 417, de 30-07-2025.

 

Texto: Vanessa Amin