Curso de Educação Física do CPAN integra acadêmicos e comunidade externa em atividades de extensão universitária

O curso de Educação Física, do Campus do Pantanal, está cada vez mais próximo da comunidade externa. As atividades fazem parte do projeto de extensão Ginástica Geral e Atividade Circense, coordenado pelos professores Rogério Zaim e Sarita Bacciotti. Além de levar a iniciativa à comunidade, o projeto também integra estudantes de outros cursos do CPAN e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Recentemente, os acadêmicos do segundo semestre de Educação Física vivenciaram um momento importante da graduação. Como parte da avaliação da disciplina de Metodologias de Ensino da Ginástica, eles planejaram e ministraram uma aula para 50 alunos da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, com idade de oito a dez anos.

As crianças foram recepcionadas na quadra do Campus para uma manhã lúdica e esportiva. A aula teve início com a apresentação circense do grupo Los Pantaneiros. A trupe apresentou números de palhaçaria e malabarismo. Na sequência, as crianças foram distribuídas em turmas para atividades de acrobacias de solo (rolamentos, estrelinhas e diversos tipos de saltos), manobras com aparelhos de ginástica rítmica e no mini trampolim.

Além da troca de experiência entre acadêmicos e alunos da rede pública, a extensão universitária também se preocupa em contribuir com as entidades do município. O projeto realizou espetáculo “Viajando pelo mundo do Circo”, no qual o público garantiu seu passaporte na troca de uma caixa de gelatina ou um litro de suco de soja.

Todo material arrecadado foi doado à Casa Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Corumbá. A entrega das 700 unidades de gelatina e 80 litros de suco foi realizada nessa quinta-feira (06/12), durante o café da manhã natalino. A manhã foi animada pelos acadêmicos envolvidos no projeto de extensão, com direito a apresentações do grupo Los Pantaneiros.

Viajando pelo Mundo do Circo

O espetáculo circula por vários pontos de Corumbá e do estado. Em setembro deste ano, a trupe se apresentou no Festival Mais Cultura, em Campo Grande. A peça tem como enredo a história de uma criança que se encanta com o universo circense e reúne apresentações de palhaçaria, acrobacias de solo, equilibrismo em pernas de pau, monociclo e objetos cilíndricos, tecido acrobático e malabarismo. O grupo é composto por acadêmicos dos cursos de Educação Física e Psicologia, e membros da comunidade externa.

Paula Navarro (estagiária de Jornalismo)