Corregedoria e Ouvidoria percorrem todas as unidades até outubro

Como parte do programa Reitoria Presente, a ação Corregedoria e Ouvidoria Presentes está percorrendo todas as unidades da UFMS, com o intuito de fortalecer o vínculo com os professores, técnicos-administrativos e estudantes. A iniciativa teve início nos dias 31 de julho e 1º de agosto, com os servidores da Administração Central, e segue até outubro.

Além de sanar dúvidas e acolher possíveis manifestações, a ação apresenta as atribuições da Corregedoria e da Ouvidoria; os canais de escuta da Universidade; a importância da escuta ativa e da prevenção; temas como assédio, discriminação, ética, direitos e deveres; a responsabilidade institucional e ética e o apoio às unidades.

De acordo com a ouvidora Mariane Wolf, a iniciativa orienta sobre o registro de manifestações e esclarece dúvidas. “Trata-se de uma ação preventiva, que reforça o papel da Ouvidoria na melhoria dos serviços da Instituição, apresenta as diretrizes da UFMS na prevenção e enfrentamento aos assédios e à discriminação”, explica. “Em cada unidade setorial visitada, são realizados três momentos: conversa reservada com a direção para alinhamento de fluxos; conversa com estudantes; e conversa com servidores (técnicos e docentes), com linguagem e abordagem adequadas a cada público”, completa.

“Essa aproximação presencial com nossa comunidade universitária permite que servidores e estudantes conheçam melhor os canais e fluxos de denúncias e outras manifestações, saibam como utilizá-los e percebam as garantias de sigilo e proteção”, pontua Mariane.

A corregedora Anne Silveira conta que a expectativa da ação é estabelecer um diálogo transparente e construtivo com cada unidade. “A presença da Corregedoria nos espaços acadêmicos e administrativos reforça a mensagem de que a integridade é responsabilidade de todos. Ao explicar de forma acessível o papel da Corregedoria e Ouvidoria, fortalecemos a consciência coletiva sobre a integridade e a ética. Essa aproximação também ajuda a reduzir barreiras de comunicação, tornando mais ágil e efetivo o encaminhamento de situações”, acrescenta.

“Pretendemos que, ao final de cada encontro, a comunidade entenda o papel da Ouvidoria e da Corregedoria e se sinta mais segura para utilizar os canais institucionais”, afirma.

Até o momento, já foram promovidos encontros nas faculdades de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição; Artes, Letras e Comunicação; Educação; e Computação, e nos institutos de Biociências e de Química. Nesta quarta-feira, 13, haverá reuniões no Instituto Integrado de Saúde, no período da manhã. Já a Faculdade de Medicina recebe a ação na quinta-feira, 14, de manhã.

Ainda neste mês, serão realizados encontros no dia 19 pela manhã, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia; no dia 20, pela manhã, na Faculdade de Odontologia e, à tarde, na Faculdade de Ciências Humanas; no dia 21, no período matutino, no Instituto de Física; no dia 27, pela manhã, na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia e, à tarde, na Escola de Administração e Negócios; no dia 28, pela manhã, na Faculdade de Direito; e, por fim, no dia 29, à tarde, no Instituto de Matemática. Em setembro e outubro, será a vez dos câmpus.

Texto: Thalia Zortéa