Conselhos Superiores colocam em pauta reorganização universitária e criação de novas Unidades Setoriais

Amanhã, 20 de janeiro, na Sala de Atos da Reitoria, serão realizadas as reuniões do Conselho Diretor da UFMS (CD), pela manhã, a partir das 8h30min, e do Conselho Universitário (COUN), que começará às 13h30min. Nas reuniões, estarão em discussão duas matérias de grande relevância para a IES: a reorganização institucional da Universidade e os critérios para criação de novas Unidades Setoriais.

A primeira medida, na avaliação da Administração Central, é vital para aumentar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Com a reorganização, espera-se reduzir o impacto da gestão e melhorar a qualidade do ensino de graduação e de pós-graduação da Universidade. Divisões e coordenações serão fundidas e com isso alguns cargos administrativos serão reduzidos. Haverá uma remodelagem do organograma da UFMS, com o objetivo maior de otimizar o desempenho da IES na execução de sua atividade-fim: atender os acadêmicos.

Também será exposto o trabalho conduzido pela comissão responsável por traçar os critérios mínimos para a criação das novas faculdades ou Unidades setoriais da UFMS. A iniciativa busca garantir maior transparência e estabelecer uma política institucional mais justa, baseada em indicadores técnicos e gestão por competências.

A proposta dos critérios não extinguirá Unidades, ela apenas firma, a longo prazo, uma reforma na estrutura universitária, visando à instituição de um plano gestor que prepare a universidade para o futuro. A maior preocupação da Administração Central é que a expansão de novas faculdades e unidades não pode estar condicionada aos interesses particulares dos envolvidos no processo. “Essa decisão tem que ser coletiva e pautada por critérios estratégicos”, ressaltou o Reitor, professor Marcelo Turine.

As reuniões do COUN e do CD serão transmitidas ao vivo para toda a Comunidade Universitária pela TV PANTANAL MS, por meio do endereço: http://www.tvpantanalms.com.br/.