UFMS lança Clube da Leitura nos câmpus

Na tarde desta quinta-feira, dia 7, como parte da campanha Eu Respeito deste mês, a UFMS lançou o Clube da Leitura. O projeto tem o intuito de promover lazer e saúde por meio do empréstimo solidário de livros. O lançamento contou com um sarau cultural, onde se apresentaram acadêmicos e funcionários da Universidade.

O projeto oferece exclusivamente romances, biografias, ficção, poemas, histórias em quadrinhos e outros. A colaboradora do projeto, Viviane Helena Pontes, explica que o intuito é estimular a leitura recreativa aos acadêmicos.  “Entre os estudantes ficou condicionada a ideia de que a biblioteca é só para estudos, então quando entram lá, mesmo que tenham obras de literatura, acabam buscando sempre livros voltados à formação acadêmica e pesquisa científica, por isso o projeto quer incentivar a leitura por lazer”.

Viviane ressalta que o Clube da Leitura surgiu a partir do projeto “Empréstimo Solidário” realizado em 2018 pela Faculdade de Educação, sob a coordenação da professora Ana Schirmer.  “A nova administração resolveu transformar o Empréstimo Solidário de livros em uma ação institucional, voltada não só aos acadêmicos, mas também à comunidade externa.  Apesar da UFMS dispor de bibliotecas, até o momento não havia espaço e incentivo para a leitura como atividade de lazer”. O acervo inicial do clube foi composto por meio de doações conseguidas pelos idealizadores do projeto Empréstimo Solidário.

Segundo a chefe da Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Inclusão, Marta Beck, o Clube da Leitura foi institucionalizado para contribuir com a qualidade de vida dos estudantes, incentivar a leitura e aproximá-los de pessoas com gostos em comum. “Nosso objetivo é desenvolver uma leitura mais lúdica, com romances e poesias, saindo da rotina dos livros técnicos. Estamos prezando pela saúde do estudantes, para que eles possam pegar o livro, sentar nos banquinhos dos corredores e fazer uma leitura gostosa para descontrair”. Marta ainda ressalta a proposta em promover encontros mensais ou bimestrais entre os leitores do clube. “A partir de uma análise dos livros que mais foram lidos, pretendemos organizar uma reunião com os estudantes que participaram para debater sobre as leituras realizadas. Assim aproximamos as pessoas que gostam do mesmo tipo de livro e promovemos essa integração entre os cursos. E não existe coisa mais bonita do que a leitura, ela nos leva a lugares inesquecíveis”, finaliza.

Foram instaladas estantes contendo orientações para o melhor uso dos livros, e espaços para doação de novos livros e recolhimento dos livros retirados.  Ao retirar um livro, uma ficha deve ser preenchida e depositada na pasta. Os pontos de empréstimos serão administrados por acadêmicos voluntários com ajuda de professores e bibliotecários, que irão cuidar do acervo local, arrecadar doações, verificar os cadastros de livros e participantes cadastrados.

Para o acadêmico de Jornalismo do sexto semestre, João Vitor Barbosa, a iniciativa é fundamental para promover o hábito da leitura nos acadêmicos, contribuindo para o próprio desempenho ao longo da graduação. “É importante porque te ajuda se contextualizar e ampliar seus horizontes. A leitura é muito rica e essencial para a formação das pessoas. Em uma realidade com o alto índice de analfabetismo funcional, a prática da leitura é muito importante para você poder interpretar textos mais complexos durante a faculdade”.

O Clube da Leitura estará presente nos Câmpus de Três Lagoas, Chapadão do Sul, Coxim, Ponta Porã e Paranaíba. Na Cidade Universitária, serão colocados pontos de empréstimos de livros no Corredor Central, na Escola de Administração e Negócios e na Secretaria Especial de Educação a Distância. Em breve o acervo poderá ser consultado on-line no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Texto: Lethycia Anjos e Geovanna Yokoyama (estagiárias de Jornalismo)

Fotos: Geovanna Yokoyama