Cidade Universitária recebe novas cantinas

Neste segundo semestre letivo, a comunidade universitária pôde perceber mudanças nos espaços de convivência da Instituição. Com o objetivo de promover o bem-estar e a integração entre os estudantes, servidores e colaboradores, foram instaladas quatro novas cantinas: Cantina do Multiuso, Cantina da Clínica, Cantina do Autocine e Cantina do Bosque.

Os novos espaços somam-se a outros seis locais, distribuídos em pontos estratégicos da Cidade Universitária: as cantinas da Concha, ao lado do Corredor Central; Animal, próxima ao Hospital Veterinário no setor 4; das Quadras, localizada ao lado da Unidade 7; e do Lago, no setor 3; além das máquinas de venda automática de biscoitos, chocolate, refrigerantes e café do Complexo EaD/ Escola de Extensão e do Multiuso 1.

Esta iniciativa atende a política de uso de espaços institucionais e os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) e de Desenvolvimento das Unidades da Administração Central e Setorial (PDU) da UFMS.

Segundo o diretor de Serviços e Logística da Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura, Nilton Conde Torres, a implantação das quatro cantinas da Cidade Universitária atende a uma demanda da comunidade universitária, por meio da Avaliação Institucional, que parece estar satisfeita com o atendimento desses novos espaços. “A oferta de uma alimentação de qualidade pode, entre outros resultados possíveis, melhorar o rendimento acadêmico dos estudantes, bem como colaborar com a redução dos índices de evasão acadêmica, visto que muitos acadêmicos estão longe de suas residências e do ambiente familiar, necessitando suporte para sua permanência na Universidade e reforçar a importância da promoção da qualidade de vida na UFMS”, ressalta.

As cantinas distribuídas na Cidade Universitária ofertam salgados, lanches, bebidas e doces.

Esse é o caso das estudantes do curso de Zootecnia Daniela dos Santos e Amanda Natalie, que são clientes assíduas da cantina que está instalada ao lado da Biblioteca Central. “Nessa cantina, o atendimento é muito bom, porque elas são muito simpáticas e realmente elas conversam com a gente”, explica Daniela.

O estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais Marco Antônio Cortez frequenta a Cantina do Lago, geralmente, duas vezes na semana e chama atenção para a otimização do tempo que os serviços de alimentação geram. “É muito bom pela facilidade que você tem na logística de não ter que se deslocar até a outra parte da Universidade. Eles estão aqui do lado, é excelente”, destaca.

A instalação das cantinas também foi recebida entre os prestadores de serviço.  Janaina Ajala, responsável pela Cantina do Autocine, se diz contente com o trabalho que vem sendo desenvolvido desde a inauguração . “Nós já viemos do segmento da alimentação, só que o feedback que os meninos dão está sendo algo muito bacana. Nós temos acompanhado as redes sociais, e o pessoal fala muito e parece-me que está tendo um resultado positivo”, complementa.

Já Andreia Figueiredo Macedo, responsável pela cantina do Multiuso, sente os benefícios emocionais do contato entre as pessoas. “Entrei aqui, porque antes da pandemia, estava com depressão e eu sabia que, quando viesse para cá, seria curada pela convivência com os estudantes, porque eles trazem alegria para nós”, afirma com lágrimas nos olhos.

A Universidade também possui espaços de alimentação nos Câmpus de Chapadão do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e do Pantanal, em Corumbá.

Os usuários podem deixar suas avaliações, elogios e reclamações sobre o atendimento, higiene, descarte de resíduos, qualidade dos alimentos, horários de atendimento e tabela de preços neste link.

Texto e fotos: Thalia Zortéa