Ciclo de Seminários reúne estudantes e pesquisadores para discutir ciência

O Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais (PPGCM) do Instituto de Física (INFI) da UFMS está promovendo, até o mês de dezembro de 2019, o 3º Ciclo de Seminários. O evento, que ocorre anualmente desde 2017, é realizado preferencialmente todas as sextas-feiras às 16h no INFI.

O objetivo é reunir estudantes e pesquisadores para debater diferentes linhas de pesquisa, possibilidades de aprimoramentos tecnológicos e desenvolvimento de inovações atuais no país. Além de possibilitar futuras parcerias em projetos entre os presentes.

O coordenador do Ciclo, o professor Cicero Rafael Cena da Silva relata que manter o fluxo de ideias e de pessoas ativo contribui para o desenvolvimento científico do país. É importante que comunidades locais recebam cientistas de outros lugares, para apresentar e debater diversas pesquisas e temas com estudantes, pois a participação dos jovens ajuda em sua formação e inserção no mundo científico. “A ciência deve sempre prevalecer, não deixando espaço ao obscurantismo que a sociedade pode se colocar caso o diálogo científico não ocorra”.

A proposta do Ciclo é falar sobre ciências de maneira ampla, os temas são escolhidos no intuito de transitar entre diferentes áreas de conhecimento – como Física, Química, Engenharia, Biologia, Farmácia, Odontologia – e aprofundar esses conhecimentos de acordo com o perfil do palestrante. “O intuito principal é congregar curiosos de diferentes áreas, sair de suas zonas de conforto, falar sobre ciência e assim, adquirir novos conhecimentos”, explica o professor.

Todas as palestras são abertas à comunidade acadêmica e sociedade em geral. Cícero diz que a expectativa da organização é que o público aumente gradativamente a cada ano e que estudantes do ensino médio participem. “Qualquer entusiasta por ciência, curioso, estudante, pesquisador pode e deve participar. Os seminários são gratuitos e a inscrição é feita na hora, sem burocracia ou tumulto. Temos uma pequena limitação de espaço físico, mas havendo demanda da sociedade podemos requerer auditórios maiores da UFMS”.

O Ciclo é organizado pelo PPGCM e apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), através do edital PROFE. Este ano, em particular, recebe apoio da Sociedade Brasileira da Física (SBF).

Programação:

Nesta sexta-feira (6), a palestrante vai ser a professora Marcia Barbosa, da UFRGS, importante cientista brasileira que trabalha ativamente para o aumento de mulheres na ciência. O tema é “Água: da era do gelo aos nanotubos de carbono”.

Dia 13/09: “Materiais e eficiência energética em construções sustentáveis” – Professor: Antonio Martinelli (UFRN)

Dia 19/09: “Onde estão os átomos em um sólido. Como eles se movimentam, e por que isso importa?” – Professor: Eduardo Granada (UNICAMP)

Dia 04/10: “Produção de micro e nanofibras por solution blow spinning: estado da arte” – Professor: Eliton Medeiros (UFPB)

Dia 18/10: “Espalhamento inelástico da luz: confinamento no espaço e correlação no tempo” – Professor: Ado Jorio (UFMG)

Dia 25/10: “Pinças ópticas e pontos quânticos como ferramentas fotônicas para ciência da vida” – Professora: Adriana Fontes (UFPE)

Dia 29/11: “Óptica a serviço da vida” – Professor: Vanderlei Bagnato (USP)

Outras palestras ainda estão sendo agendadas e serão divulgadas no site do PPGCM e nas redes sociais do Instituto de Física no Facebook e Instagram.

Texto: Gabrielle Tavares Rodrigues (estagiária de Jornalismo)