A missão da UFMS envolve a formação de líderes, profissionais e cidadãos conscientes e comprometidos com o crescimento sustentável de Mato Grosso do Sul, do Brasil e do mundo. Pensando nisso, a campanha Eu Respeito de agosto tem como tema a Profissão, com o intuito de enriquecer o desenvolvimento integral de estudantes e servidores da Universidade por meio da cultura, respeito às diversidades e do esporte. Ao longo de todo o mês, o Monumento Símbolo será iluminado na cor lilás.
A partir de 1º de agosto, especialistas e doutores podem dar o primeiro passo para se tornarem servidores públicos na maior e melhor Instituição de ensino superior do Estado. O concurso público de professores do Magistério Superior da UFMS recebe inscrições até 1º de setembro. Ao todo, são ofertadas 57 vagas para diversas áreas de conhecimento, distribuídas em nove câmpus. Clique aqui para saber mais.
No Câmpus da UFMS de Paranaíba (CPar), a cidadania entra em jogo no início do mês, com o envolvimento da comunidade universitária na produção de ecobags a partir de materiais reutilizáveis. Em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social do município, a ação busca incentivar a geração de renda para mulheres.
O segundo semestre de 2025 começa no dia 4, marcando uma nova fase para os formandos da UFMS. Até o dia 26, serão celebradas as cerimônias de colação de grau, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS, sempre às 19h. O calendário das solenidades foi divulgado em abril e está disponível neste link.
Para quem incluiu a prática esportiva entre as metas do ano, nos dias 4 e 5, estarão abertas as inscrições para a Volta e Caminhada UFMS e para a primeira edição da Corridinha UFMS, na página do evento. As provas serão realizadas na Cidade Universitária em dois dias: a Corridinha em 30 de agosto, enquanto a Volta e a Caminhada estão agendadas para o dia 31. No fim do mês, haverá ainda a realização dos eventos esportivos em todos os câmpus.
No dia 7, para recepcionar os estudantes, a Faculdade de Direito promove a aula inaugural com o tema Os Direitos Fundamentais e o Direito do Trabalho, ministrada pelo juiz do Trabalho, mestre em Direitos Humanos pela UFMS e presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 24ª Região, André Luis Nacer de Souza. O evento é aberto ao público e será realizado no auditório 1 do Complexo Multiuso 1, na Cidade Universitária, a partir das 19h, sem necessidade de inscrição prévia.
Pela primeira vez em todos os câmpus, a Semana de Arrecadação do Lixo Eletrônico será realizada entre os dias 11 e 15. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade e a Faculdade de Computação, com o objetivo de promover a reutilização e/ou a destinação correta de diversos equipamentos, além de auxiliar no processo de aprendizagem de estudantes. Para mais informações, acesse a matéria.
Em alusão ao mês de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher, o Câmpus da UFMS de Ponta Porã (CPPP) promove a palestra Agosto Lilás, no dia 12, com objetivo de sensibilizar e informar o público acadêmico sobre os direitos das mulheres, os mecanismos legais de proteção e a importância do combate à violência de gênero.
O retorno às atividades também será celebrado com o tradicional Arraiá UFMS 2025. A festa com atrações musicais, danças e comidas típicas tem início no dia 15, na Cidade Universitária, e continua ao longo de todo o mês de agosto. No dia 19, será a vez do CPPP e, no dia 21, do Câmpus da UFMS de Três Lagoas. A animação no CPar e nos Câmpus da UFMS de Coxim e do Pantanal está marcada para o dia 22, enquanto no Câmpus da UFMS de Naviraí será no dia 23. Para encerrar a programação, os Câmpus da UFMS de Aquidauana, Chapadão do Sul e Nova Andradina realizam o evento no dia 29.
Em agosto, a comunidade universitária também estará envolvida na preparação do maior evento de ciência, tecnologia e inovação de Mato Grosso do Sul, o Integra UFMS 2025. Entre as novidades deste ano, estão a criação de uma categoria voltada a projetos relacionados à Reunião da Conferência das Partes (COP 15) da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), além da opção de apresentação remota ou presencial e a realização de cerimônia de premiação. Para participar, estudantes, egressos e servidores devem enviar o resumo, banner e vídeo até o dia 17.
De 18 a 22, a promoção do estágio como uma ferramenta de desenvolvimento acadêmico e profissional irá aproximar os estudantes da Universidade das oportunidades existentes no mercado de trabalho. O evento Conexão Estágio UFMS terá balcão de orientações de estágio, com atendimento da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis para sanar as dúvidas sobre a temática e sua formalização junto à Universidade; divulgação de vagas e plataformas, com apresentação dos convênios vigentes com a UFMS; e o espaço Seu currículo na prática, que irá oferecer orientações sobre a elaboração de currículo e simulação de entrevista. Na Cidade Universitária, a programação será realizada no Corredor Central.
Já a partir do dia 19, a Cidade Universitária irá sediar o 22º Congresso Internacional de Direitos Humanos, com o tema Direitos Humanos, Desenvolvimento sustentável, transições energéticas e ação climática. A iniciativa é organizada pela UFMS, em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco e o Instituto de Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul José do Nascimento, com apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul. A programação completa e as inscrições podem ser feitas aqui até 22 de agosto, último dia do evento.
A formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas para a promoção e defesa de direitos é foco da 3ª Conferência Estadual LGBTQIA+ de Mato Grosso do Sul, que será realizada nos dias 21 e 22 de agosto no auditório 1 do Complexo Multiuso 1, na Cidade Universitária. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cidadania, irá reunir as propostas construídas por gestores públicos, movimentos sociais e lideranças nas etapas regionais de Dourados, Três Lagoas, Coxim, Corumbá e Campo Grande, além de eleger a delegação sul-mato-grossense que levará as demandas do Estado para a conferência nacional, em Brasília.
Em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas e em celebração aos 20 anos da Rede Saberes, será promovido o Encontro Estadual dos Acadêmicos Indígenas de Mato Grosso do Sul entre os dias 25 e 27, com mesas temáticas, relatos de experiências, atividades esportivas e apresentações culturais. O evento busca fortalecer o protagonismo estudantil indígena no ensino superior, por meio da troca de saberes, valorização das identidades étnico-culturais e da promoção de políticas de permanência qualificada, com a participação de estudantes de diversas etnias e instituições. Para mais informações, confira o perfil do Instagram do núcleo.
O incentivo à cultura também marcará presença com o Festival Universitário da Canção (FUC) UFMS 2025. Cidadãos sul-mato-grossenses ou residentes há mais de um ano no Estado que possuam formação universitária, técnicos-administrativos, professores e estudantes de instituições de ensino superior podem enviar canções originais, neste link, até o dia 24. O maior e mais tradicional evento estudantil de música autoral de Mato Grosso do Sul é realizado pela UFMS, em parceria com o Governo do Estado, a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura e a TV Morena.
Com intuito de reconhecer os talentos, promover o pertencimento e incentivar a participação da comunidade universitária, a 9ª edição do concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos recebe inscrições até 26 de agosto. Podem participar estudantes, servidores e colaboradores de todos os câmpus da Universidade. Ao todo, serão selecionadas 14 fotografias, que passarão por votação popular nos dias 30 e 31 de agosto para escolha da capa do calendário institucional de 2026. Veja mais detalhes aqui.
No dia 28, encerra o prazo para professoras e técnicas-administrativas que coordenam projetos de pesquisa e inovação solicitarem o auxílio financeiro do edital Mulheres na Ciência UFMS. A iniciativa do programa Sou Mulher UFMS amplia a participação feminina na liderança de projetos, além de promover a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade. As propostas devem ser apresentadas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos.
Encerrando o mês, a comunidade universitária está convidada para a terceira edição da Sexta na Concha, a partir das 17h do dia 29. O evento reúne artistas consolidados do cenário musical sul-mato-grossense e jovens talentos da Universidade em uma apresentação descontraída, gratuita e aberta ao público.
Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!
Eu Respeito
UFMS inovadora, sustentável e humana.
Texto: Thalia Zortéa
